Como criar um Avatar no marketing digital?

Tempo de leitura: 6 minutos

Como criar um avatar? Quando falamos sobre o mercado digital, o sucesso depende de alguns fatores, dentre eles, entender muito bem o seu público-alvo.

Por quê? O seu público-alvo nada mais é que o seu cliente ideal, ou seja, a mais próxima a comprar o seu produto. Todavia, como é de costume, as pessoas possuem objeções, desculpas para não comprar o que você está oferecendo.

Neste momento, ter um avatar do seu público-alvo bem definido, é fundamental. Dessa forma, você consegue definir qual tipo de linguagem você vai utilizar, o que vai mostrar e claro, como vai transformar o público-alvo em futuros clientes.

O que é um Avatar?

Como citado anteriormente, o Avatar nada mais é que a personificação do seu cliente ideal. Todavia, quando falamos em um Avatar, estamos literalmente dando vida para algo que não existe. Neste caso, o que você vai criando um cliente “imaginário”.

Por quê? Em resumo, com base nesse cliente, você vai conseguir extrair todas as informações necessárias que você precisa para ter êxito em seu objetivo final: vender.

Até porque, em muitos casos você pode ter o produto certo, o público-alvo certo, porém, vender da forma errada.

Como assim? Imagina que você está vendendo um produto sobre aprender inglês, certo? Todavia, você está tentando vender esse produto para jovens que querem ir para a Disney. Mas o seu público-alvo de fato são adultos que precisam aprender inglês para conseguir empregos melhores.

Entendeu a diferença? No mesmo nicho, trabalhando com o mesmo produto, você pode zerar em suas vendas por simplesmente não definir o seu avatar.

criar um avatar

5 Passos simples para criar um avatar

Hoje em dia, quando falamos em como criar um Avatar, muitas pessoas acabam deixando de lado essa etapa tão importante. Em muitos casos, por exemplo, existem “profissionais” que acabam pegando um avatar pronto na internet e utilizam dentro da sua estratégia.

No entanto, saber como criar um Avatar para o seu produto ou serviço, é importante para todas as etapas de um processo do marketing digital.

Para você ter resultados no tráfego orgânico, por exemplo, o Avatar definido vai auxiliar na forma como você vai posicionar seus conteúdos e como você vai utilizar suas estratégias de SEO (Otimização para motores de busca) para melhorar seu ranqueamento e consequentemente seu faturamento.

Agora que você entendeu a importância do Avatar, abaixo verá 5 passos simples, 5 detalhes que não podem deixar de faltar no seu “cliente ideal”. Vamos lá!

1. Desejos

Em primeiro lugar, um dos gatilhos mentais mais importantes dentro do marketing digital para gerar conversão é o desejo. No caso dos desejos, é importante que você responda uma simples pergunta:

O que ela quer para se sentir realizada?

Como assim? Você precisa entender o que o seu público-alvo quer, quais são seus anseios. Em muitos casos, o anseio do seu público é entrar em um vestido de casamento, por outro lado, esse desejo pode ser melhorar a qualidade de vida, fugir de doenças ou mesmo correr a São Silvestre no final do ano.

Ter isso muito bem definido vai ajudar você na hora de criar a sua estratégia de conversão.

2. Necessidades

Em segundo lugar, muitas pessoas possuem um sinal de urgência dentro delas, sinais que colocam o seu cérebro em estado de alerta. No caso do Avatar, as necessidades são um fator-chave para o sucesso da sua estratégia.

Por quê? Quando se trata de necessidades, queremos responder à pergunta: O que a pessoa necessita naquele momento?

Ao contrário do desejo que é algo superficial, como uma viagem para Maldivas, a necessidade é urgente e um ponto que se explorado da forma correta, pode gerar muitas conversões.

Para quem trabalha no nicho de emagrecimento, uma abordagem para o Avatar é cuidar da saúde após ter tido um infarto, por exemplo.

Todavia, com o mesmo produto de emagrecimento, você pode utilizar uma abordagem para outro tipo de Avatar mostrando como o sedentarismo pode ocasionar casos de depressão, ansiedade e síndrome do pânico e como uma vida saudável pode combater essas doenças.

Conseguiu notar? Em ambos os casos, estamos trabalhando com uma necessidade do seu Avatar, porém, sem mudar o nicho de atuação e muito menos o produto.

3. Dores

Em terceiro lugar, esse provavelmente é o gatilho mental mais forte e consequentemente, deve ser o passo da criação do seu avatar mais importante.

Hoje em dia, as pessoas possuem muitas dores, muitas vezes são traumas que afetam aquela pessoa específica. Todavia, como ela, existem muitas outras pessoas com esse mesmo problema.

No nicho de marketing digital, por exemplo, uma das dores comuns é não conseguir vender. No mercado digital, muitos começam com a promessa de dinheiro fácil, mas acabam se decepcionando.

Neste caso, essa frustração gera dores e consequentemente traumas. Porém, quando uma pessoa tem um trauma, automaticamente aquilo se torna uma fragilidade dentro dela. Consequentemente, se abordado da forma correta, você pode transformar essa dor em motivação para tentar de novo.

Todavia, da mesma forma que ela fica sensível e de fácil acesso, ela também fica pensativa. Portanto, para você conseguir converter o avatar com dores em um cliente satisfeito, responda às seguintes perguntas:

  • Por que ele precisa do seu produto?
  • Como esse produto vai sanar a dor do Avatar?

Assim que encontrar ambas as perguntas, o seu Avatar vai estar quase completo. Porém, ainda faltam 2 passos.

4. Solução

Em quarto lugar, a solução é como se fosse a conclusão do seu avatar. Nesta etapa, o segredo aqui é juntar os 3 passos acima e criar uma solução para cada um dos problemas (dores, necessidades e desejos).

Para ajudar nesse passo, você só precisa responder à pergunta: O que fazer para solucionar aquele determinado problema? 

5. Perfil do Avatar

Por fim, essa etapa é um pouco mais simples, pois, nesse passo, sua única função é definir as características principais do seu avatar.

Nesse passo, sua função é responder perguntas simples sobre o perfil do seu público-alvo, como, por exemplo:

  • Onde mora?
  • Trabalha? Onde trabalha?
  • Estuda? Estuda o quê?
  • Qual é o gênero do Avatar?

Ficou alguma dúvida sobre como criar um avatar?

Em conclusão, desenvolver um avatar do zero pode ser uma missão difícil, porém, um avatar nada mais é que o cliente ideal para aquilo que você está vendendo.

Em resumo, quando falamos sobre criar um avatar, o mesmo vai ser útil para você criar toda a sua estratégia a partir dele. Caso contrário, é possível que você tente vender o produto certo, para o público certo, porém, da forma errada. Um erro simples, mas fatal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *