Tempo de leitura: 5 minutos
Hoje, existem inúmeros recursos que facilitam o monitoramento e a mensuração das métricas associadas às empresas que utilizam estratégias online. Nesse cenário, a taxa de conversão aumenta.
Essa métrica é empregada para avaliar a eficácia das estratégias de marketing digital, como determinar o número de pessoas que progrediram no funil de vendas e também o desenvolvimento do site.
Essas métricas que se convertem em outras podem ser de grande ajuda para um departamento de endereço fiscal para ecommerce que os ajudará a entender como a empresa está se saindo, por meio do retorno sobre o investimento (ROI).
Qual o significado de conversão?
Para empresas, a conversão pode ser o processo de direcionar clientes em potencial para realizar uma ação como preencher um formulário, assinar um boletim informativo, baixar um livro ou revista ou comprar um produto ou serviço.
Já a conversão no marketing digital é o processo de utilização de estratégias online para converter leads e clientes em potencial em clientes.
Um exemplo de conversão no marketing digital é quando um visitante do blog ou site de uma empresa de móveis modernos de luxo fornece informações pessoais em troca de um conteúdo valioso, como um eBook ou webinar.
Como fazer o cálculo das conversões?
Para realizar o cálculo de conversões, é fundamental calcular o número de clientes que foram convertidos pelo número de pessoas que visualizaram a página. O resultado final deve ser multiplicado por 100 para que o resultado seja expresso em porcentagem.
Ou seja, uma empresa que vende cursos de fabricante de outdoor pode usar as taxas de conversão para entender o número de visitantes do site e o número de pessoas que se matricularam.
Algumas ferramentas analíticas têm a capacidade de calcular isso com mais precisão e rapidez, podendo monitorar especificamente peças como as vendas realizadas, os orçamentos que foram bem ou mal sucedidos, bem como os leads gerados.
Como maximizar a taxa de conversões?
Se uma empresa de caixa maleta personalizada deseja aumentar a taxa de conversão do seu site, deve investir na melhoria de áreas como otimização de mecanismo de busca (SEO) e otimização da taxa de conversão (CRO).
Além disso, o conteúdo deve ser alterado para se adequar às personas e etapas do funil de vendas, a construção das páginas deve ser revisada para melhorar a experiência do usuário, redação e estrutura do site, promovendo conversões.
3 estratégias para aumentar a taxa de conversão
Aumentar as conversões são primordiais para gerar oportunidades reais de vendas, o marketing digital possui uma série de estratégias dedicadas a esse objetivo. São eles:
Investir em produção de conteúdo de qualidade
Considerando que esses materiais são os principais elementos de um site ou blog, canal utilizado para chegar ao consumidor, é fundamental produzir materiais de qualidade.
Mas além da qualidade, eles precisam atingir as pessoas certas, e há alguns sinais de que um determinado conteúdo não está fazendo isso.
Um exemplo disso é quando o tráfego é muito alto, mas poucos leads são gerados, quando um anúncio recebe muitos cliques, mas poucas transações são fechadas, ou quando uma empresa aumenta o número de leads, mas não consegue convertê-los em clientes.
Garantir boas experiências aos usuários
O ambiente em que o conteúdo é veiculado também precisa ser otimizado para garantir uma boa experiência do usuário.
Uma estratégia CRO (Conversion Rate Optimization) ajuda a identificar padrões e elementos que podem melhorar as taxas de conversão.
Portanto, um negócio dedicado à empresas pode mudar o estilo dos conteúdos, a forma como o conteúdo é organizado, a colocação das imagens e outros aspectos que podem melhorar o desempenho da página.
Realizar investimentos em SEO
Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de estratégias desenhadas para otimizar uma página para que ela apareça nos primeiros resultados de busca.
As estratégias de SEO mais conhecidas são o uso de palavras-chave relevantes, incluindo o termo em títulos, introduções e conclusões, e a criação de páginas leves e compatíveis com dispositivos móveis.
Tudo isso fará com que o site de uma empresa se destaque e tenha uma boa classificação nos rankings de pesquisa e assim continuar a evoluir para ser encontrado por mais usuários que podem vir a se tornar clientes.
Considerações finais
A conversão de prospects em clientes geralmente pode determinar o futuro de um negócio, e a taxa de conversão desses clientes fiéis deve ser monitorada de perto para ver se essas estratégias estão funcionando.
Os planos de marketing devem ser sempre repensados para que as empresas possam buscar mais clientes e mais integrações no mercado com base nos dados coletados.
Afinal, os leads são calculados e mostram até que ponto o negócio está no caminho certo, inclusive se tornando mais qualificado para atrair parceiros que possam engajar ainda mais o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.