Como usar o Instagram para vendas: um guia completo

Tempo de leitura: 9 minutos

Quer aprender como usar o Instagram para vendas? Neste artigo, vamos aprender como criar uma estratégia de conteúdo no Instagram focado em conversão de vendas. Confira.

Como o Instagram pode ajudar o seu negócio a vender mais?

Atualmente, tornou-se popular entre as lojas usar o Instagram como uma grande vitrine de vendas virtuais. Isto é, para muitos lojistas, o Instagram funciona como uma loja virtual para os seus negócios.

Nesse aspecto, o Instagram oferece diversas funcionalidades para as contas comerciais. Essas funcionalidades possibilitam aos lojistas usar o Instagram em vendas de diversos produtos/serviços. Por exemplo, um recurso das contas comerciais muito conhecido atualmente no Instagram é a função compras no Instagram (Instagram shopping).

Além disso, o Instagram tornou-se também um lugar para as pessoas descobrirem e conhecerem empresas, principalmente os negócios locais. Ao longo do tempo, o consumidor desenvolveu o hábito de conhecer as mídias sociais das empresas antes de realizar compras.

Desse modo, as pessoas usam o Instagram para conhecerem os produtos/serviços, entrar em contato e até realizar compras. Em contraste, os lojistas usam o Instagram como uma plataforma de vendas.

Portanto, vimos que usar o Instagram pode ajudar o seu negócio a vender mais. Sendo assim, vamos aprender a desenvolver uma estratégia de conteúdo focada em conversão para aumentar as suas vendas.

Usando o conteúdo do Instagram para vender mais

O conteúdo do Instagram é o meio que as pessoas encontram para comprar de você. Ou seja, se você fizer um bom conteúdo, poderá então descobrir como o Instagram pode ajudar seu negócio a aumentar suas vendas.

No entanto, se o seu conteúdo for ruim, pode ocorrer de, inclusive, você prejudicar seu negócio. Sendo assim, sua estratégia de conteúdo garante que seu investimento em marketing no Instagram valha a pena.

De forma simples, vamos analisar três etapas na criação do conteúdo que podem ajudar a usar o Instagram em seu negócio para vender mais. Dessa maneira, vamos dividir a estratégia em três etapas: legenda, imagem e frequência.

A sua legenda mostra sua experiência e autoridade, é fator que faz o seguidor informar-se, gostar e confiar. Suas imagens fazem com que as pessoas parem de rolar o feed e prestem atenção em você. Por fim, sua frequência é uma programação com a qual seu público pode contar e que o algoritmo adora.

Escrevendo legendas para o Instagram

A legenda é crucial na hora de usar o Instagram para vender tudo o que você está promovendo. Além disso, a sua legenda é o que faz as pessoas se sentirem conectadas ao seu negócio; isso dá a eles um motivo para segui-lo, voltar ao seu feed e comprar o que você está vendendo.

Existem dois tipos principais de legendas que sugerimos que você escreva para obter os melhores resultados: legendas com foco em conversão ou conversação.

Legendas de conversão e conversação

As legendas com foco na conversão apresentam valor por meio da educação, o que ajuda os espectadores e clientes em potencial a decidir comprar de você ou dar o próximo passo lógico em seu funil.

Uma legenda com foco na conversa evoca emoção no espectador, levando-o a se relacionar com o que o seu negócio está dizendo, respondendo ou compartilhando sua postagem com outras pessoas.

Sendo assim, as duas formas são maneiras muito eficazes de usar os posts do Instagram para vendas. Ademais, a proporção de legendas com foco na conversão e legendas com foco na conversa depende do seu nicho; não existe uma regra inflexível e rápida. Você pode usar um tipo, mas usar os dois tipos é melhor.

Comece com um título de impacto

Como a visualização da legenda tem cerca de 1,5 linhas (incluindo o botão “Ler mais”), a primeira parte da legenda deve ser um título de abertura forte que incentive as pessoas a clicar no botão “Ler mais“.

Um exemplo de legenda que você pode usar no Instagram para vender é: “O segredo que torna nosso produto/serviço melhor do que o resto é …” Isso deixará as pessoas curiosas. Para chamar ainda mais a atenção, pode-se fazer a legenda em letras maiúsculas ou usar emojis.

Infelizmente, o Instagram sempre tornou muito difícil usar o espaçamento adequado entre os parágrafos nas legendas, e isso é extremamente importante. Nesse aspecto, a maioria das pessoas não terão interesse em ler legendas com muito texto.

Por isso, o espaçamento de parágrafo pode ser usado nas legendas dos posts do Instagram. Dessa forma, pode-se fragmentar o texto e facilitar a leitura do usuário.

Termine sua legenda com um gatilho mental

A parte mais importante de sua legenda é o final. Isso porque, nela será usado um gatilho mental que provocará o seu seguidor a realizar uma ação.

Para ilustrar, vamos exercitar os gatilhos mentais que podem ser usados para vendas no Instagram. Por exemplo, pode-se ao final da legenda oferecer um desconto especial àqueles que comentarem abaixo “eu quero”; ou marcar um amigo, e assim, dar um desconto a ambos se comprarem.

Além disso, podemos dizer a eles que cliquem no link em sua biografia “Quero que você clique no link em minha biografia para ir ao meu site e ver meu novo curso que ensina exatamente como fazer isso passo a passo.” Ou “Toque no link em minha biografia para conhecer o nosso produto especial e todos os itens exclusivos”.

Escolha uma boa foto ou imagem

A foto tem que comunicar exatamente o que você disse em sua legenda. Então, uma sugestão é escrever as legendas primeiro. Isso torna mais fácil encontrar uma foto.

Com relação ao conteúdo da imagem em si, imagens que apresentem uma pessoa (seja uma foto sua, de um funcionário ou de clientes) têm melhor desempenho no Instagram. Elas são ótimas para você usar em vendas no Instagram.

Nesse sentido, a escolha depende de quanto impacto você deseja ter e o que você postou em seu feed antes da nova postagem. Por isso, se você nunca postou antes, postar do nada pode parecer um pouco estranho.

Além disso, no objetivo de usar o Instagram para vendas, o mais importante dos posts é a qualidade das imagens que você publica. Ela deve ser nítida e, sempre que possível, escolha imagens no formato adequado do feed ou stories.

Tenha constância nas postagens

Postar mais não significa um resultado melhor. Nesse sentido, o algoritmo do Instagram dá preferência a novos conteúdos. Portanto, toda vez que você publica um novo post, o algoritmo do Instagram pensa que seu post antigo não é mais relevante. Assim, se você postar às 8h e postar novamente em 12 horas, a vida útil de sua primeira postagem será reduzida para 12 horas, porque a nova postagem tem precedência sobre a antiga.

Por isso, ao colocar pelo menos 48 horas entre suas postagens, você dá a eles uma chance muito melhor de gerar mais engajamento e impressões durante mais tempo. Portanto, recomendamos postar duas ou três vezes conteúdo de qualidade por semana. Dessa forma, você terá melhores resultado em usar o Instagram para vender.

Em seguida, com base no seu público-alvo, escolha os melhores dias da semana. Você quer pensar em quando seu público estará on-line e quando terá tempo para ler sua postagem. Sendo assim, use as informações do Instagram para saber os dias e horários em que os seus seguidores são mais ativos.

Se o seu público-alvo for uma mãe com filhos pequenos, ela provavelmente os levará ao parque ou às aulas de natação nos fins de semana, então ela pode não estar nas mídias sociais. Por isso, para melhores resultados em usar o Instagram para vendas, seria melhor postar em um dia da semana.

Qualquer que seja a frequência e os dias que você escolher, seja consistente nas postagens. Para ajudá-lo a permanecer consistente, você pode usar o Facebook business para agendar as suas postagens.

Dicas de gerar engajamento no Instagram

Uma estratégia eficaz no foco em usar o Instagram para vendas é criar postagens que tenham o máximo de engajamento possível nas primeiras 24 horas. Assim, para que o Instagram as mostre a mais pessoas, uma maneira de fazer isso é focar em hashtags .

Use 30 hashtags em cada postagem de vendas do Instagram. Quanto mais hashtags você usa, mais alcance você pode gerar.

Depois, coloque suas hashtags em seus comentários. Por fim, não escolha uma hashtag que tenha mais de um milhão de postagens associadas a ela, porque a chance de sua postagem permanecer no topo dessas postagens é muito baixa.

Outra dica para engajamento é compartilhar. Depois de postar em seu feed, compartilhe essa postagem em seus stories do Instagram, no Facebook, em um grupo público do Facebook.

Conclusão

Todos os dias você precisa dedicar tempo ao engajamento com seu público-alvo. Sendo assim, responda aos comentários e faça um esforço para engajar com as postagens de outras pessoas.

Para ilustrar, quando você curte três das postagens de alguém, essas ações levam até três notificações no telefone. E quando alguém recebe uma notificação que diz: “X curtiu 3 das suas postagens”, é muito difícil de ignorar. É muito provável que essa pessoa acesse seu feed, onde verá e se envolverá com sua postagem mais recente.

Siga as dicas e terá êxito ao usar o Instagram para vendas no seu negócio.

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