Vale a pena investir em mobile first?

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Todo mundo sabe que o celular está cada vez mais em alta, mas será que vale a pena investir em mobile first? Ou melhor, você sabe o que é essa opção e por que ela vem sido utilizada?

Por mais que o uso de smartphones seja cada vez maior, a maioria das pessoas ainda estão projetando sites focando apenas em computadores desktop e tentando fazê-los funcionar bem em dispositivos móveis. 

Simplesmente, não faz sentido. Por que você criaria um site para um meio e depois tentaria força-lo a funcionar com uma nova tecnologia? Não tem que ser assim. 

Por que não, em vez disso, criar um site para os dispositivos que a maioria das pessoas usam e que também funcione em um desktop? Além disso, que também seja visto com bons olhos pelo Google? 

É hora de deixar o passado para trás, afinal, segundo o IBG, quase todos os brasileiros que usam a internet o fazem pelo celular.  

Continue a leitura para saber o que é mobile first e se vale a pena investir na opção!

O que é mobile first?

O mobile first pode ser definido como uma forma de pensar sobre web design, design de aplicativos, sites móveis e a experiência do usuário. 

Trata-se de otimizar a apresentação de sites para dispositivos móveis e criar um design responsivo que se encaixará em outros tamanhos de tela. 

Com um design que prioriza os dispositivos móveis, você trabalha da menor para a maior opção de tamanho. 

Isso oferece diversos benefícios tanto para você quanto para os usuários do seu site. Falaremos sobre isso no tópico a seguir. 

Vantagens do mobile first

O leitor tem muito menos espaço para visualizar o conteúdo em dispositivos móveis em comparação com a leitura de páginas da web no desktop. Como tal, o design móvel concentra-se no essencial. 

Eles tornam o layout muito mais claro e amigável para usuários móveis. A fraqueza de falta de espaço é, de fato, um dos maiores pontos fortes do mobile-first.

A maior vantagem do mobile-first é bastante óbvia: você pode alcançar muito mais clientes em potencial.

Melhorando a experiência do usuário

Seguindo uma estratégia que prioriza os dispositivos móveis, você ajudará rapidamente a aprimorar a experiência do usuário. 

Isso significa que seu site dará boas-vindas a visitantes de desktop e dispositivos móveis, ajudando a direcionar o tráfego do site de canais alternativos – o que é particularmente importante ao usar uma estratégia de marketing omni-channel

Além disso, implementar uma estratégia que prioriza os dispositivos móveis significará alinhar a experiência do cliente e do usuário.

Ao fornecer um design responsivo e uma interface amigável para smartphone ajudará a aumentar o tempo médio gasto em seu site e, por sua vez, reduzir as taxas de rejeição.

Melhorando o posicionamento em resultados de pesquisa

O Google, maior site de buscas do mundo, quer oferecer a melhor experiência possível para seus usuários. 

Portanto, prioriza sites que também se preocupam em oferecer uma boa experiência, pensando, inclusive, nos usuários de dispositivos móveis. 

Aplicar técnicas de SEO (fazer otimização do site) é fundamental para conseguir obter uma boa posição nos resultados orgânicos (não pago) do Google. Portanto, não pense que apenas usar palavras-chave garantirá que você conseguirá isso. 

É necessário colocar seus potenciais clientes como prioridade, e pensar que eles podem acessar seu site por diferentes tipos de dispositivos. 

Ou seja, quanto mais em estratégias você investir para oferecer uma boa experiência para os visitantes do seu site, melhor. 

Com o mobile first, você estará seguro de que os usuários de dispositivos móveis conseguirão navegar sem nenhum problema no seu site. 

Conclusão

O computador desktop está morrendo. Essa frase pode parecer um exagero para algumas pessoas, mas é a verdade. As pessoas estão usando notebooks, smartphones e tablets cada vez mais para acessar a internet.

Se você deseja criar um site fácil de usar que o Google e os usuários irão adorar, o design mobile first é simplesmente o único caminho a percorrer.

Mas mudar a maneira como sempre fizemos as coisas pode parecer assustador. 

Como você pode ver, o mobile first não significa mudar todo o seu processo. Em vez disso, significa reimaginar como criamos conteúdo, imagens, CTAs e comunicações, mantendo um foco firme nas necessidades dos usuários móveis.

Pare de perder muito tempo criando sites para celular abaixo da média que os usuários odeiam. Em vez disso, saiba mais sobre como oferecer uma boa experiência para o usuário e entenda que sim vale a pena investir em mobile first. 

Estamos vivendo uma época em que as pessoas estão conectadas. E se o seu site não puder ser acessado através de um smartphone, por exemplo, você não acha que estará perdendo vendas? 

As pessoas simplesmente vão procurar por seus concorrentes, que oferecem sites incríveis, que podem ser acessados em diferentes tamanhos de tela, afina, a empresa se preocupou e pensou nisso. 

Viu? Faz toda a diferença. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que tenha compreendido a importância de investir em mobile first. 

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