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A comunicação deve ser uma escolha eficaz em campanhas enviadas pelo e-mail marketing. Ela é quem vai definir o tipo de conteúdo que está sendo direcionado na mensagem, obtendo, portanto, capacidade de atrair ou não o cliente.
É por meio dela que os internautas fazem pesquisas, tentando encontrar exatamente o que estão procurando e quando elas são bem escolhidas, o Google leva o pesquisador diretamente àquelas que se destacam dentro da internet.
A palavra-chave pode ser de cauda curta ou longa. Por exemplo, ozonioterapia animal tem cauda curta (compõe-se apenas de dois termos) e consegue direcionar as pessoas a assuntos que a envolvem, como uma clínica, para que serve ou a frequência de aplicação.
Existe uma ferramenta chamada Keyword Planner que identifica as palavras mais usadas por um determinado público-alvo, para o qual o e-mail marketing vai ser disparado, porém elas devem ser usadas com sabedoria para que o cliente não tenha receio de clicar nelas.
O que é e-mail marketing?
Trata-se de uma comunicação direta com o cliente, através de mensagens enviadas pelo e-mail, cujo objetivo é informar e fidelizar contatos que estejam interessados nos produtos ou serviços que a empresa oferece.
A auto escola mais próxima pode trabalhar desta maneira, levando informações à lista de contato interna sobre aulas defensivas e evasivas, principalmente para as pessoas que já manifestaram interesse e isso é perceptível quando elas acessam o assunto no site.
O e-mail marketing é um canal de comunicação que serve para conectar a empresa com o público.
Essa prática tem sido usada cada vez mais, com uma tendência expressiva de crescimento. Hoje a grande maioria das pessoas possuem um e-mail de contato, seja particular ou de um terceiro.
Como usar o e-mail marketing?
Existem métodos muito eficazes que podem ser utilizados pelas empresas, para que as mensagens enviadas possam ter uma boa receptividade e retornarem, a fim de iniciar uma possível venda de produtos ou serviços, tais como alguns especificados abaixo:
- Segmentar a lista de contatos pela idade, região ou profissão;
- Enviar um link para confirmar o cadastro no site;
- Enviar mensagens para contatos já existentes;
- Fornecer a opção de cancelamento no recebimento das mensagens;
- Definir especificamente o conteúdo no assunto;
- Personalizar a mensagem, tornando-a mais humanizada;
- Solicitar informações a respeito do produto ou serviço oferecido;
- Enviar conteúdos interessantes;
- Convidar o cliente para fazer parte da lista de contatos.
Se a pessoa mostrou interesse em algum momento pelo serviço ou produto da empresa, personalize a mensagem do e-mail marketing, chamando-o pelo nome. Isso gera muito mais confiança entre a empresa e o consumidor.
É fundamental enviar conteúdos interessantes sobre o serviço de instalação gerador residencial. Quanto mais informações o consumidor receber, maiores são as possibilidades de efetuar uma venda no futuro.
Ainda que o cliente não faça parte da lista de contatos interna, deve-se convidá-lo para se cadastrar no site da marca, para que ele possa conhecer com mais detalhes os produtos ou serviços oferecidos. Ele pode encontrar exatamente a solução que está procurando.
Modelos de e-mail marketing
Há uma infinidade de modelos de e-mail que a empresa pode utilizar para manter contato com o cliente, já que o intuito e aproximá-lo, para que ele possa realmente concretizar o interesse já manifestado em algum momento, tais como alguns principais elencados abaixo:
- E-mails de conversão;
- E-mails de boas-vindas no cadastramento;
- E-mails destinados ao envio de promoções;
- E-mails transacionais;
- E-mails informativos (os newsletters sobre fachada em ACM preto);
- E-mails especiais usados em datas comemorativas, como aniversário;
- E-mails para usuários inativos.
Todos esses tipos de e-mails são formas de contatar o consumidor que sempre são utilizados pela equipe de marketing e o formato ideal é aquele que vem de encontro ao objetivo da área.
Vantagens do e-mail marketing
A técnica do e-mail marketing traz muitos benefícios ao ser utilizado pela empresa, entre os quais são destacados as seguintes:
- Maior credibilidade para a organização;
- Fortalecimento de uma marca no mercado;
- Aumento nas vendas;
- Relacionamento mais aproximado com o consumidor;
- Otimização do tempo;
- Diminuição nos gastos;
- Acompanhamento da taxa de abertura das mensagens;
- Aumento do tráfego para o site;
- Fidelização do consumidor.
Estes benefícios fortalecem os negócios, perfazendo inclusive maior aumento financeiro, imprescindível para que a empresa atue por muito mais tempo no mercado e consiga atingir as metas de vendas semanais, mensais ou anuais.
Considerações finais
Como visto, hoje em dia, as estratégias de e-mail marketing são amplamente utilizadas e no futuro, a tendência é que elas aumentem consideravelmente, por se tratar de uma comunicação direta entre empresa e consumidor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.