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Marketing Digital Para Iniciantes – O Guia Completo
O marketing digital para iniciantes é um tema interessante sobre o qual gosto de falar. Mais de 15 anos de experiência no ensino de marketing online me fazem sentir qualificado para ensinar outras pessoas a usar o marketing digital de forma eficaz.
O marketing digital é uma imposição do mercado atual.
Muitas pessoas ainda enfrentam algumas barreiras para entender seus conceitos básicos, ferramentas e estratégias.
Neste artigo vamos abordar sobre: O passo a passo de atrair mais clientes, aumentar suas vendas e ganhar mais dinheiro.
Marketing Digital para iniciantes: Por onde começar?
Se você está procurando dicas de marketing digital, posso te dizer que você já seguiu a primeira.
Afinal, buscar conhecimento e se manter atualizado é uma forma importante de construir uma forte presença online.
Mas esse é só o começo da história.
E para que você não perca nenhum detalhe, sugiro que leia este guia até o final.
Existem algumas dicas adicionais para implementar essa estratégia que devem fazer parte de sua rotina diária.
É tudo o que você precisa para se sentir confortável e colocar suas ideias em prática.
Leia e divirta-se!
Principais características do Marketing Digital
Um dos principais benefícios do marketing digital é que ele praticamente não possui barreiras de entrada. É muito fácil começar, seja através de publicidade nas redes sociais, criando um site, usando anúncios pagos ou fazendo SEO.
Iniciantes em marketing
Se você está iniciando um negócio ou deseja promover seus produtos ou serviços, provavelmente se deparará com a necessidade de marketing digital. A nova realidade em que vivemos é que as pessoas estão cada vez mais conectadas, o que significa que o marketing digital é o melhor método para alcançar e reter clientes em potencial.
O que é Marketing Digital
Marketing Digital é a comunicação de informações sobre um produto ou serviço por meio de meios eletrônicos. Isso inclui publicidade, redes sociais, otimização de mecanismos de pesquisa, marketing por e-mail, marketing móvel, webinars, podcasts, etc.
O Marketing Digital está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia. Empresas de todos os tamanhos são afetadas pelo marketing digital.
O que você sabe sobre Marketing Digital?
O marketing digital é um campo em crescimento que está se tornando cada vez mais popular a cada dia. Existem muitos tipos diferentes de estratégias de marketing digital, mas existem três principais: Search Engine Optimization (SEO), Social Media Marketing (SMM) e Content Marketing (CM). Você deve aprender sobre esses três antes de iniciar sua própria campanha de marketing digital.
Este artigo nos ensina como planejar nossas estratégias de marketing digital. Devemos separar o conteúdo em sete partes, e então devemos segui-las em ordem. Após seguir esses passos, poderemos analisar os resultados de nossos planos.
Qual a diferença entre marketing digital e marketing tradicional?
O marketing digital envolve o uso de diferentes plataformas e métodos online que permitem analisar os resultados em tempo real.
Como fazer um planejamento de Marketing Digital?
Existem muitas etapas que devem ser consideradas ao planejar o Marketing Digital. Você precisa diagnosticar o estado atual, estudar o público-alvo e definir persona e, definir seus objetivos com o Marketing Digital, listar os recursos necessários e criar um cronograma e acompanhar as ações para entender se está gerando resultados ou não.
Ambiente digital
É muito importante que os usuários tenham uma boa experiência ao navegar no seu site. Você concorda?
Portanto é fundamental entender que toda sua estratégia de negócios devem ser voltadas ao seu publico alvo.
Com toda a transformação digital que esta acontecendo, usar estratégias especificas para conseguir um excelente ambiente digital é indispensável!
Portanto, durante esse artigo abordaremos as principais ferramentas que você poderá usar.
As principais ferramentas de Marketing Digital
Há muitas maneiras de obter mais clientes online. Você pode começar com SEO, PPC ou marketing de mídia social. Mas se você quer ser realmente bem-sucedido, precisa combinar esses métodos. Este guia irá ajudá-lo a aprender sobre as ferramentas mais importantes que você pode usar para aumentar suas vendas.
Ações de marketing
Redes sociais, e-mail marketing, newsletters e blogs são as ferramentas mais utilizadas no marketing digital.
Quais as principais estratégias e técnicas do Marketing Digital?
Existem muitos tipos diferentes de estratégias de marketing digital, mas as mais populares são marketing de conteúdo, e-mail marketing, marketing de mídia social, otimização de conversão, marketing de busca, etc.
Mecanismos de buscas
Hoje em dia mais que nunca os mecanismos de buscas fazem parte do dia a dia de todas as pessoas.
Quando você quer saber saber uma informação, pesquisar preços, saber como fazer etc, logicamente você entra nos mecanismos de buscas de sua preferência e como uma mágica; lá estão as melhoras respostas para suas perguntas.
Não sei se você sabe, mas de todos os mecanismos de buscas o Google é o mais usado disparado na frente de todos os outros mecanismos de buscas.
Para você ter uma ideia, a soma de todos os mecanismos de buscas tem apenas 3% de uso perto dos 97% da referência que é o Google.
Sendo assim, vamos abordar algumas técnicas fundamentais para você entender como estar presente neste poderoso mecanismo de busca que faz parte do dia dia de a grande maioria de todos os brasileiros
Marketing de Busca
Nossa primeira dica em termos de Marketing Digital para Iniciantes está simplesmente para ser encontrada. Ou seja, estar presente nas páginas de respostas realizadas na Internet. Chamamos isso de exposição, ou Search Marketing, que são estratégias para obter o máximo de exposição.
O marketing de busca é uma parte muito importante de qualquer site. Ele ajuda as pessoas a encontrar seu site quando usam mecanismos de pesquisa. Você precisa ter certeza de que seu site aparece no topo dos resultados. Isso significa otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa.
SEO – Search Engine Optimization
SEO significa “otimização para mecanismos de busca“. Esse é um tipo de marketing digital que ajuda você a obter mais tráfego para seu site, garantindo que sua página apareça no topo da lista de resultados quando alguém pesquisar algo relacionado ao seu negócio.
Adotar essa estratégia tem muitos benefícios. Primeiro, não há custo direto para acessar respostas de partes não pagas das páginas de respostas do Google. Em segundo lugar, o tráfego qualificado é gerado. Terceiro, os sites que ocupam as primeiras posições nas respostas dos principais buscadores tornam-se referência em suas áreas.
Longo prazo
Pode levar algum tempo até você começar a ver os resultados do SEO, mas vale a pena investir porque é um investimento de longo prazo. Leva algum tempo para que seu site seja indexado pelo Google, Bing, Yahoo e assim por diante. E não há como saber quando isso pode terminar, já que o processo segue um cronograma irregular.
John Mueller, analista de tendências sênior do Google, revelou que seu mecanismo de pesquisa rastreia e indexa URLs em várias velocidades. Eles podem rastrear sua página diariamente, semanalmente ou mensalmente, ou até com menos frequência. Por isso, as campanhas de SEO exigem um pouco de boa fé e muita paciência.
Especialistas qualificados colocam tudo no lugar e esperam pacientemente até que os resultados desejados ocorram. Eles sabem que, mesmo que demore 6 meses, conseguirão obter uma melhor visibilidade da marca.
Os motores de busca estão sempre mudando
Configurar um site de SEO e deixá-lo sozinho não funcionará porque os mecanismos de pesquisa mudam e evoluem com o tempo. Apenas o Google atualiza seus algoritmos várias vezes ao dia, ou seja, mais de uma vez por hora.
Embora apenas uma pequena fração dessas atualizações altere como você deve aplicar a otimização do mecanismo de pesquisa, grandes mudanças podem exigir uma revisão completa do seu site. Novas atualizações mudaram o foco das palavras-chave para a qualidade, como incentivar os proprietários de sites a fornecer conteúdo de alta qualidade voltado para as necessidades de seus usuários.
Com o algoritmo procurando algo completamente diferente e inovador do seu site, você precisa alterar o conteúdo do seu site para atender às necessidades de seus clientes. E como as principais atualizações estão sempre a caminho, o desempenho contínuo do site depende de ajustes para atender aos requisitos mais recentes.
Links Patrocinados
O que é o Google Ads?
O Google AdWords é uma plataforma de publicidade usada para promover websites e aplicativos. É também uma ótima ferramenta para ajudar os empreendedores porque é fácil de usar e acessível. Você pode começar com um orçamento ainda menor e ainda ganhar dinheiro!
Os visitantes ficarão felizes quando visitarem seu site e virem seu logotipo no canto superior direito da página. Se você usar essa ferramenta, obterá mais tráfego.
Seguem dicas sobre Google Ads ou links patrocinados no vídeo abaixo:
Rede de Pesquisa do Google
Esse tipo de anúncio é ótimo para atrair clientes interessados em produtos ou serviços. Seus clientes são pessoas que procuram algo no Google. Você precisa colocar anúncios nas 4 primeiras ou 3 últimas posições no Google.
Resultados de pesquisa dos principais mecanismos de pesquisa, como Google e Yahoo!. também fazem parte do Google Ads. Sites que possuem seus próprios recursos integrados para gerenciar comentários, classificações, etc., também estão incluídos.
Rede de Display
A rede de display do Google é uma rede de mais de 2 milhões de sites, vídeos e aplicativos onde seus anúncios podem ser exibidos
Os sites da Rede de Display alcançam quase todos os usuários da Internet em todo o mundo. Com a Rede de Display, você pode segmentar seus anúncios para contextos, públicos-alvo, locais específicos e muito mais. Por exemplo, você pode segmentar anúncios para pessoas que moram na cidade de Nova York, pessoas que pesquisaram recentemente por “seguro de carro” e assim por diante.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google. Ele permite que os usuários criem um perfil para seus negócios, incluindo fotos, endereço, horário e muito mais. Otimizar seu perfil pode ajudar a aumentar sua visibilidade online.
Mídias Sociais
A mídia social é uma experiência interessante, mas nem sempre é útil. Em alguns casos, pode ser mais eficaz criar seu próprio site do que usar as mídias sociais.
As contas de mídia social são gerenciadas por indivíduos que não se comprometem com os resultados. As campanhas de marketing digital são voltadas para marcas, que exigem treinamento. As taxas de engajamento e conversão são importantes para as marcas.
O planejamento prévio é necessário porque você precisa saber o que fazer antes de começar a fazer qualquer outra coisa. Em nosso curso de Social Media Marketing, colocamos este módulo em primeiro lugar porque é a coisa mais importante para aprender sobre marketing de mídia social.
Marketing de Conteúdo
Uma empresa não pode basear seu site apenas em produtos e serviços. Deve fornecer informações aos consumidores sobre o seu negócio. Isso pode ser feito através da criação de conteúdo informativo.
Um blog associado ao site da sua empresa. Vídeos em seu site ou no canal da empresa no YouTube. E-Books para serem baixados do seu site ou disponibilizados em outras plataformas. Uma das nossas principais dicas de Marketing Digital para Iniciantes é dar atenção especial a essas dimensões do Marketing Online, pois elas são fortes geradoras de leads e também ajudarão muito no seu trabalho de SEO.
Produção de conteúdo
Para fazer marketing digital, primeiro você precisa identificar seu público-alvo. E isso nada mais é do que um perfil abstrato do que seria um cliente perfeito para o seu negócio. Coloque-se no lugar deles.
Saber quem são seus públicos-alvo é importante para começar com o marketing de conteúdo Isso porque muitos aspectos da produção de conteúdo devem ser decididos com base nos interesses do seu público. Portanto, é uma tática que funciona melhor quando é direcionada a um público específico.
Tente conhecer tudo mas também se especialize em algo
Carreira em marketing envolve métodos pagos e orgânicos. SEO e mídia social são duas escolhas populares. Você pode trabalhar como empregado ou de forma independente.
Por que o marketing digital é importante?
Os brasileiros usam a internet mais do que qualquer outro país do mundo. Essa é a razão pela qual você precisa investir em estratégias de marketing digital.
Os brasileiros já incorporaram as compras online ao seu dia a dia. A maioria deles acessa a internet todos os dias e a maioria usa serviços de mensagens. Muitas pessoas também fazem compras no e-commerce.
O marketing digital é uma parte importante de qualquer negócio. Entender o mercado e atender às necessidades dos clientes são fatores-chave no marketing digital. O marketing traz grandes negócios para os clientes e os deixa felizes.
Os departamentos de marketing usam muitas estratégias diferentes para aumentar as vendas. Algumas empresas usam campanhas publicitárias para promover produtos. Outros criam novos produtos ou serviços. Outros ainda tentam fazer com que mais pessoas comprem seus produtos existentes.
Vantagens do marketing digital
A estratégia de marketing digital é uma parte importante de qualquer negócio. Ele ajuda as empresas a chegar aos clientes. Também os ajuda a manter relacionamentos com os clientes. Também ajuda as empresas a aumentar as vendas.
Mensurável
Uma loja distribui panfletos na rua, quantas pessoas os receberam? Quem viu o que estava impresso no papel? Quantas pessoas foram ao estabelecimento? O que eles compraram? Parece impossível calcular todos esses números, mas é possível fazê-lo digitalmente. O marketing digital permite rastrear informações com precisão, tornando suas ações muito mais eficazes.
Você tem uma ferramenta que revela o número de visitantes do seu site, quais páginas foram mais visitadas, quais termos as pessoas usaram para alcançá-las e muito mais.
Baixo investimento inicial
Anúncios no Google ou nas mídias sociais custam centavos por impressão, clique ou visualizações. O marketing digital tem um investimento inicial baixo em comparação com outros veículos de publicidade. A criação de conteúdo não custa nada. As empresas podem estar no topo do Google gratuitamente.
Leia este artigo sobre SEO e entenda melhor.
Alcança o público certo
A loja pode ser imprecisa na distribuição do material. As pessoas que recebem os panfletos podem não ser o público-alvo. O marketing digital permite filtrar a distribuição da sua campanha com mais precisão. Você pode alcançar o público certo para a marca.
Tipos de marketing digital
O Marketing Digital é uma parte importante de qualquer negócio. Existem muitas maneiras diferentes de comercializar seus produtos ou serviços online. Cada canal tem seu próprio conjunto de regras e regulamentos. Você deve saber que tipo de marketing funciona melhor para sua empresa.
Estratégias de marketing digital para iniciantes
Marketing é pura estratégia. As empresas precisam conhecer bem o mercado, e atuar de forma a se destacar nele. Mas o que isso significa? Como fazer isso? Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como desenvolver o marketing digital de forma estratégica, confira em nosso vídeo de Estratégias de marketing digital
Cursos gratuitos
Nós da DC Comunic disponibilizamos cursos gratuitos de marketing digital.
Em nossos cursos gratuitos você poderá ir compreendendo o básico para posteriormente ir se aprofundando.
Se pudesse te dar um conselho diria entenda as bases para depois se tornar um especialista em marketing digital.
Cuidado com a quantidade gigantesca de informações sobre marketing digital.
Não pule etapas!
Abaixo segue os vídeos de nosso curso gratuito de marketing digital para iniciantes
Se você quer ter sucesso no marketing digital, precisa conhecer os fatores que farão toda a diferença.
Muitas empresas ainda não entendem o potencial do marketing digital e continuam usando táticas antigas que simplesmente não chegam nem perto do potencial do marketing digital.
Aqui estão alguns tópicos que abordaremos em nosso curso gratuito de marketing digital para iniciantes:
- Google e suas Ferramentas
- Como usar o FaceBook para vender de Verdade
- O Novo comportamento do Consumidor (Fúnil de Vendas e suas etapas)
- Rede de Pesquisa e Rede de Display
- Diferença de Pesquisa Orgânica e Links Patrocinados
- Inbound Marketing
- Como usar Copywriting como estratégia de Marketing Digital
- O que é SEO? Search Engine Optimization
- SEO – Estratégias para melhorar a posição do seu site em motores de busca
- Como funciona o Marketing de Conteúdo?
- Por que o Marketing de Conteúdo é importante?
- Razões para Investir em uma Estratégia de Marketing de Conteúdo Agora
- Como o Marketing de conteúdo pode melhorar seu SEO?
Dispositivos móveis
O comportamento do consumidor evoluiu muito nos últimos anos junto com a evolução da internet e, posteriormente, com os dispositivos móveis.
Os dispositivos móveis fazem parte da grande maioria da população brasileira.
Sem duvida alguma, todos os seus potenciais clientes e todas as áreas tem as mãos seus dispositivos móveis.
Sem assim, é fundamental entender que de todos os recursos disponíveis no marketing digital essa ferramenta para negócios é imprescindível.
Essa ferramenta para negócios não pode ficar fora de seu raio de ação e estratégias de marketing.
Sabemos que somar todas as estratégias de negócios para quem esta começando no marketing digital não é fácil. Com o tempo as ferramentas de marketing irão se encaixando a medida que você for aprendendo; contudo, logo no inicio esteja focado em estratégias de marketing digital para dispositivos móveis.
Portanto seguem algumas dicas importantes sobre dispositivos móveis.
Marketing Digital para Dispositivos Móveis
Os smartphones estão cada vez mais sendo usados para acessar a internet. A maioria das pessoas usa seus dispositivos móveis por várias horas por dia. É por isso que os dispositivos móveis são um canal importante para a geração de novas oportunidades de negócios. Acessando e impactando seus clientes em potencial por meio de dispositivos móveis.
Para obter resultados positivos do marketing digital para dispositivos móveis existem algumas estratégias que você pode adotar. Leia abaixo algumas de nossas dicas.
- Site responsivo
É importante que as pessoas que visitam seu site tenham uma experiência positiva, pois isso as ajuda a acessar as informações e as faz se sentirem confiantes o suficiente para comprar de você. Na maioria das vezes, quando os clientes se deparam com sites com navegação desconfortável e conteúdos confusos, eles desistem da compra e procuram um site que lhes forneça os produtos que precisam de forma clara e objetiva. Certifique-se de que seu site se adapta a dispositivos móveis para que seus visitantes possam navegar facilmente pelo site.
- Produza anúncios assertivos
É importante perceber que o ambiente do smartphone exige mais cuidado com a privacidade, e por isso os anúncios precisam ser mais amigáveis e menos invasivos. Produza uma comunicação objetiva que seja valiosa e se ajuste à sua personalidade. Para alcançar o melhor método de comunicação, você precisa monitorar os interesses de sua persona dentro do mundo online. Também é importante você considerar que o usuário pode estar usando o celular em diferentes momentos, no trajeto para o trabalho, em uma fila… então seu conteúdo precisa proporcionar uma leitura fácil.
- Envie SMS e e-mail
Apesar de parecer uma abordagem ultrapassada, esse tipo de comunicação estimula a compra do cliente. Por isso é válido usá-lo para promover promoções e divulgar o site ou link do aplicativo, isso ajuda a aumentar as vendas e fidelizar o cliente. Lembrando que as comunicações por SMS possuem algumas limitações importantes, como a falta de caracteres, a necessidade de serem enviadas apenas em horário comercial e a obrigatoriedade de oferecer a opção de descadastramento. Mas ainda é um método que vale a pena investir.
- Anuncie em redes sociais
A mídia social é uma maneira eficaz de comercializar sua empresa em dispositivos móveis. Para começar, você precisa descobrir qual é o principal objetivo da campanha publicitária, seja promover sua empresa, seu produto ou seu serviço. É importante lembrar que cada rede social possui uma base de usuários diferente, por isso os anúncios precisam ser adaptados ao seu público. Estude o público principal que você deseja atingir e crie uma campanha específica e focada. Também é muito importante que você tenha um profissional de marketing ajudando nessa fase e orientando sobre os gastos com anúncios que devem ser aplicados a eles.
- Considere a possibilidade de oferecer um aplicativo.
Dependendo das circunstâncias particulares do seu negócio, pode valer a pena investir em um aplicativo, pois eles se sentem mais à vontade para comprar por meio deles. O aplicativo também permite o envio de notificações aos usuários, permitindo que eles se comuniquem com o cliente com base em suas preferências e necessidades.
Agora que você já sabe mais sobre marketing digital para celular, conte com a gente para poder te ajudar na estratégia do seu negócio!
Qual o primeiro passo a ser dado para quem quer empreender no Marketing Digital?
Primeiro ponto! escolha um nicho.
Isso significa escolher um grupo específico de consumidores com interesses, hábitos e preferências semelhantes. Se você estiver vendendo sapatos, provavelmente se concentrará em sapatos masculinos. Ou se você vende brinquedos, então você se concentraria em brinquedos infantis.
O marketing digital é uma das ferramentas mais poderosas disponíveis atualmente. Com a ajuda do marketing digital, as empresas podem se conectar facilmente com seus clientes.
Se ficar qualquer duvida, estamos a disposição!