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Segundo pesquisas, os anúncios no TikTok podem ser 80% mais eficientes na geração de ROI do que mídias offline.
Presente no celular de 45,7% da população brasileira com mais de 18 anos, o TikTok é uma das redes sociais mais populares da atualidade, devido à praticidade para produzir e assistir vídeos na internet. O número divulgado pela Cuponation vai ao encontro de outro levantamento que aponta o Brasil na 19ª posição entre os países que mais utilizam a plataforma, segundo dados da Statista.
A popularidade da rede social foi, durante muito tempo, atribuída ao público mais jovem, mas aos poucos o TikTok está caindo no gosto de adultos e empresários. Muito além de vídeos de danças, receitas e trends divertidas, a plataforma também está sendo utilizada para impulsionar empresas no ambiente digital. O resultado da união entre marcas e a rede social, segundo pesquisas, tem sido positivo e lucrativo para os negócios.
Com ampla possibilidade na criação e produção de conteúdo, a rede social pode ser utilizada de diferentes formas para impulsionar uma marca. Além de apostar na criatividade, empresas que querem mostrar um perfil profissional e de destaque no TikTok devem estar atentas às tendências do momento e analisar os resultados da plataforma em um dashboard para redes sociais.
Como o TikTok pode ajudar as empresas?
O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos que opera por um algoritmo diferente de outras na internet. Os conteúdos compartilhados na rede social acabam tendo alcance maior, pois a entrega é feita da mesma forma para todas as contas existentes. Diferentemente de Facebook ou Instagram, o engajamento não é um fator determinante e, por esse motivo, as chances de um vídeo no TikTok atingir novos usuários e se tornar viral é muito maior.
Essa entrega da plataforma torna a exposição na rede social mais prática e fácil para as empresas. De acordo com um estudo conduzido pela Nielsen, com base em cinco anunciantes da indústria de bens de consumo, o TikTok gerou um retorno médio 73% mais alto do que ações em outros canais digitais analisados. Quando comparado aos meios offline, a plataforma ofereceu vantagens ainda maiores, com 80% mais eficiência na geração de retorno sobre investimento (ROI).
Na rede social, os donos de marcas encontram funcionalidades que ajudam no crescimento na plataforma. O TikTok Business conta com particularidades que visam auxiliar marcas no ambiente digital. Nele, é possível acessar gerenciadores de anúncios, promoções e demais funcionalidades que podem ser ajustadas conforme o público e interesse da companhia.
Dicas de como utilizar o TikTok para impulsionar empresas
O TikTok é uma plataforma interessante para marcas que desejam mostrar seus produtos e serviços para um público antenado. Os vídeos de empresas na rede social costumam ser curtos, estimulantes e informativos, tendo sempre a finalidade de deixar uma mensagem ou dica para o usuário.
Existem diferentes formas de engajar e inspirar os potenciais clientes da marca no TikTok. As principais dicas da própria rede social e do Sebrae são ser criativo, aliar-se a trends, manter o público informado, mostrar os bastidores e utilizar as métricas fornecidas pela própria plataforma para criar mais ideias e estratégias.
Seja criativo
Nas redes sociais, a criatividade é um pré-requisito para quem deseja ter destaque. Por ser um ambiente competitivo, no qual milhares de conteúdos são publicados diariamente, pensar fora da caixa pode chamar atenção entre os demais e conquistar o público.
Dessa forma, é essencial que uma marca planeje cuidadosamente o tipo de vídeo que irá publicar, tendo a atenção se o conteúdo é de qualidade, inovador e adequado aos princípios da empresa.
Atente-se às trends
O TikTok gera diferentes tendências que se espalham pela internet todos os dias. Uma marca que deseja se posicionar de forma positiva nesse ambiente precisa estar atenta às novidades e adaptá-las ao seu nicho. Músicas, memes, frases de efeito e até trechos de filmes, séries e novelas podem viralizar e serem aproveitados para gerar um conteúdo criativo na plataforma.
Informe o público sobre as novidades da marca
Manter uma boa relação com o público é um fator determinante para o sucesso de qualquer marca nas redes sociais. Dessa forma, conversar com a audiência, informá-la sobre as novidades que aconteceram na empresa, falar sobre as perspectivas de futuro, apresentar resultados e avisar sobre eventos são boas estratégias para gerar aproximação.
Mostre os bastidores da empresa
Uma proposta interessante utilizada por diferentes empresas no TikTok é a exibição de bastidores na rede social. Muitos consumidores gostam de saber quem são as pessoas por trás das marcas, quais são as técnicas utilizadas e como é o espaço de trabalho. Investir em apresentações de equipes, funções e ambiente pode ser uma boa ideia para conectar o público e engajá-lo.
Utilize as métricas da plataforma e ferramentas para ter ideias
Todas as plataformas digitais disponibilizam dados que podem ser úteis para a criação de conteúdo de empresas, sejam as grandes e pequenas. Com base nos dados de um relatório de métricas de marketing digital, é possível garantir um trabalho mais profissional e a construção de novas estratégias para o TikTok.
A ferramenta de dashboard para redes sociais também pode ajudar em novas ideias e aprimoramento de táticas. Esse recurso é uma espécie de relatório em formato de painel que reúne principais métricas dos conteúdos de maneira ágil e fácil. Dessa forma, é possível analisar todos os dados, realizar comparações entre diferentes períodos e entender quais conteúdos tiveram um bom ou mau desempenho.