Principais benefícios de aplicar um sistema CRM para gerenciar sua empresa

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Se você trabalha na área administrativa, de marketing ou é empreendedor, já sabe: a gestão é um dos grandes desafios na administração de um negócio. E a grande estrela do gerenciamento para todos esses profissionais é o sistema CRM. E para além de como funciona um sistema CRM, o CRM é também uma estratégia gerencial eficaz para o seu negócio.

   A sigla significa Customer Relationship Management e traduz-se como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Se você está começando a aprender sobre o assunto, já consegue imaginar as vantagens de integrar um sistema CRM na sua empresa.

   Essas estratégias buscam oferecer dados detalhados sobre os clientes, para que você possa traçar seu plano de marketing, otimizar seu atendimento, estreitar seu relacionamento com cliente, armazenar informações sobre compras e  melhorar a imagem do seu negócio.

   E qual a importância do sistema CRM para sua empresa? Simples. Se você acompanhou a evolução do mercado e do perfil dos clientes nos últimos anos, percebeu que não basta apenas oferecer o melhor produto. A concorrência é alta em todos os setores econômicos e para se diferenciar sua empresa precisa investir no relacionamento com o cliente. Entender e atender as necessidades dos consumidores de forma rápida, prática e objetiva são alguns dos benefícios dos principais benefícios de aplicar um sistema CRM para gerenciar sua empresa, e vamos elencar alguns aqui!

Melhorar o seu relacionamento com o cliente

   Clientes são os ativos mais valiosos de qualquer negócio. Depende deles a saúde financeira das empresas e por isso é de extrema importância manter um relacionamento saudável.  Usar um sistema de CRM para manter essa relação é o melhor caminho para o sucesso. Você poderá compreender quais as necessidades, preferências e hábitos dos seus clientes, além de poder personalizar o atendimento.

Sua equipe comercial vai poder oferecer promoções, oportunidades e vantagens dos produtos que mais interessam a cada perfil. Isso deixa a comunicação mais objetiva e seu cliente não precisa receber um mar de mensagens da sua empresa, oferecendo o que ele não quer.

Auxiliar na prospecção de vendas

   Prospectar clientes novos é uma tarefa constante em qualquer empresa que deseja manter as contas em dia e crescer.  E não adianta fazer a prospecção sem armazenar adequadamente as informações do cliente, seu histórico de atendimento e acompanhar em qual etapa da jornada de compras ele está. 

   Um dos principais benefícios de um CRM está exatamente em compilar e armazenar o perfil de cada cliente, quantos clientes passaram de prospects para ativos, se o atendimento foi concluído, se o cliente fechou ou não o pedido. Todos esses dados impactam no seu processo de captação, e são essenciais para que você possa corrigir suas estratégias comerciais e traçar ações mais assertivas.

Melhorar a comunicação entre a equipe comercial

   Vamos supor que você precisou dispensar um membro da sua equipe de vendas. Como ficam os clientes que esse vendedor atendia? Ele levou as informações sobre histórico e atendimento dos clientes quando saiu ou você tem isso armazenado?

   Parece óbvio, mas muitas empresas sofrem com essa situação exatamente por não saber as vantagens de integrar um sistema CRM. Os dados sobre seus clientes precisam estar disponíveis para toda a equipe de vendas. E cada vendedor precisa conseguir acessar de forma eficiente, para não desestimular o cliente ou projetar insegurança com relação a sua empresa.

   Se a cada momento o cliente é atendido por uma pessoa diferente, ele se sentirá menos inclinado a fechar negócios com você. O ideal é que ao usar o sistema CRM, você possa integrar a comunicação de forma que seu cliente se conecte apenas com um canal de atendimento, mas que toda a equipe possa monitorar. Isso facilita para o time de vendas, que pode focar na qualidade do atendimento dos leads, tendo acesso a todo o histórico.

Integração entre as equipes de marketing e vendas

   Um cabo de guerra: É assim que muitas relações entre os times de marketing e vendas são dentro das empresas. Para traçar estratégias mais efetivas e que atraiam novos leads para o seu negócio, a área de marketing precisa ser bem nutrida de dados. E quem melhor para prover os dados sobre o perfil de cada cliente do que o time de vendas? 

   A equipe comercial é a frente de batalha, aqueles que estão sempre em contato com o público e sabem como cada cliente é. Por isso, essas duas áreas precisam manter um canal de comunicação constante e saber como funciona um sistema CRM. 

   Com base nas informações comerciais inseridas no sistema CRM, a equipe de marketing pode ter uma visão clara sobre a preferência dos clientes em relação aos produtos, para estabelecer ofertas mais atrativas e lucrativas. Eles podem criar novas estratégias ou redefinir padrões de campanhas para que alcancem máxima efetividade. 

Otimiza os atendimentos e controle das tarefas

   Usar um sistema CRM traz uma melhora na performance da sua equipe, porque você pode gerenciar os leads que entram em contato configurando chatbots de atendimento para agilizar as conversas. Por exemplo, se sua empresa oferece serviços de manutenção eletrônica, você pode configurar as opções disponíveis previamente, assim o cliente consegue selecionar o que precisa e quando chega ao vendedor, já tem a solução personalizada para o seu problema.

   Você também pode controlar as tarefas da equipe em cada cliente, como saber as datas de compra, de emissão de notas fiscais, visitas agendas. Se você precisa de mais organização, melhora na comunicação e uma gestão otimizada, precisa de um sistema CRM para sua empresa.

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