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Conhecer e compreender os clientes é uma tarefa difícil, mas extremamente necessária que todas as empresas precisam fazer.
Isso porque, com a grande oferta do mercado, o que te torna diferente da concorrência é o quanto você se preocupa com o seu público e o que faz para mostrar isso a ele. Estratégias de personalização estão ganhando cada vez mais espaço por esse mesmo motivo.
Contudo, para que cheguemos até esse estágio, é preciso primeiro conhecer o cliente, saber quem ele é, o que faz e o mais importante, como ele faz!
Desse modo, não há nada melhor para se munir com essas informações tão importantes do que conhecendo o comportamento do consumidor.
Essa que é mais do que uma estratégia, mas uma cultura que precisa ser implementada na sua empresa, vai te ajudar a saber com exatidão quando, como, onde e o que entregar aos compradores. Não seria essa então a fórmula perfeita para o sucesso no marketing?
Continue conosco e aprenda tudo o que precisa sobre o Comportamento do Consumidor! Boa leitura.
O Comportamento do Consumidor moderno
A forma como consumimos vem se alterando drasticamente nas últimas décadas, em especial nos últimos anos com a vinda da pandemia.
O que antes comprávamos em lojas do nosso bairro, agora encomendamos do outro lado do mundo apenas com alguns cliques em nossos smartphones.
Essa alteração na forma como compramos mudou também o jeito que buscamos comprar. Talvez esteja um pouco confuso, mas vamos explicar!
Antigamente, quando uma necessidade de consumo surgia em um cliente, era normal que ele perguntasse a alguém, como à um amigo, onde poderia comprar o que deseja. E então, se encaminha até a loja física indicada.
Hoje, o que vemos é que toda vez que uma necessidade aparece, a primeira ação tomada pelos clientes é ir “dar um Google”!
O uso das plataformas de pesquisa, seja ela qual for, exercem um papel crucial no comportamento do público, de modo que sempre que uma dúvida, dor ou necessidade apareça é a eles que o cliente recorre e não mais as pessoas à sua volta.
Pensando nessa nova perspectiva de consumo, o Google, em parceria com a Shopper Sciences, decidiu investigar um pouco mais a fundo o que tais mudanças significavam para as empresas. Foi assim que surgiu o ZMOT, que em breve explicaremos melhor.
Aqui, vale ressaltar que, como o desenvolvimento do meio digital e popularização do mesmo, o comportamento do consumidor deixou de ser algo a mais no marketing para se tornar uma de suas rochas.
Isso porque não basta mais apenas saber quem é o seu cliente se não souber como ele age!
Em um exemplo simples, podemos pensar que nada adianta ter a informação que seu cliente ideal é um homem de 37 anos, se você não compreende que ele busca solucionar suas necessidades na internet.
Seja para lojas virtuais ou lojas físicas, compreender o caminho que o consumidor percorre até chegar em você é o ponto essencial!
O Comportamento do Cliente e o ZMOT
Como mencionamos acima, o ZMOT, ou Zero Moment of Truth, foi descoberto pelo Google há alguns anos atrás.
Ele é uma estratégia que compreende o momento pré compra do público, ou seja, vai se preocupar em entender o comportamento dos consumidores antes de tomarem uma decisão de compra.
Assim, o Momento Zero da Verdade, em tradução, é um período no qual os compradores utilizam a internet para explorar suas possibilidades de escolha e tomarem uma decisão.
Ele é essencial quando falamos do marketing digital porque nos dará algumas diretrizes comportamentais a serem seguidas, as quais podemos usufruir e convencer o cliente a comprar!
O estudo que encontrou o ZMOT como um momento da verdade foi realizado com os clientes de mais de 5 mil empresas, em busca de responder a seguinte questão: como o público faz suas escolhas de compra?
Como resposta foram encontrados 4 comportamentos comuns aos consumidores, os quais são nomeados de Pilares do ZMOT.
Assim, ao seguir esses pilares você conseguirá prever os passos que os compradores tomarão em sua jornada de compra e se preparar para eles. Os quais são:
- Acesso aos links melhor ranqueados nos mecanismos de busca
- Busca por tabela e listas comparativas entre produtos, serviços, marcas ou modelos
- Procura por avaliações e reviews online de antigos consumidores
- Busca por cupons de desconto ou outras vantagens
Desse modo, se prepare para acompanhar esses comportamentos recorrentes, e aplique estratégias de marketing que te ajudem nisso. Deixamos como exemplo o uso do SEO para melhorar seu ranqueamento e assim solucionar o primeiro pilar.
O mais importante, na verdade, é compreender a importância de conhecer o comportamento do consumidor.
Esse é um ponto pouco explorado pelas empresas do mercado, mas uma questão essencial para quem quer se desenvolver e crescer em seu ramo. Assim, agora que já conhece a relevância desse tema, busque compreender como o seu cliente age!