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Como otimizar o SEO no WordPress?
Neste artigo dar algumas dicas sobre o WordPress SEO.
Sabemos que o WordPress é uma das plataformas CMS mais populares do mundo.
Esta crescendo cada dia mais.
Mas há muitas coisas que deve ter em mente enquanto otimiza o seu site WordPress. Porque sem uma otimização adequada, o seu site não ficará bem classificado no Google.
Por que escolher o WordPress?
Existem inúmeros motivos para você escolher a plataforma WordPress para criação de seu site.
Nós como Agência especialista em SEO sempre recomendamos para nossos clientes ou para quem nos pergunta.
Usar o WordPress em seus projetos é sem dúvida uma ótima alternativa. Isso porque dentre as diversas ferramentas de construção de sites, é uma das ferramentas que mais oferece recursos e benefícios.
O WordPress é uma das ferramentas de construção de sites que oferece maior liberdade de criação e configuração. Com ele, você pode personalizar tudo em suas páginas, desde design, cores e temas até segurança e permissões de usuário.
Sua constante atualização por milhares de engenheiros em todo mundo, colabora muito para estar em plena sintonia com as atualizações do Google e consequentemente estar bem otimizado para SEO.
O que é SEO no WordPress?
SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, que em linguagem simples significa otimização de mecanismos de busca ou simplesmente otimização de sites. Isso, claro, em geral, porque você também pode fazer SEO em redes sociais fora do seu site.
SEO é um conjunto de técnicas utilizadas por webmasters, produtores e gestores de conteúdo que tendem a buscar um melhor posicionamento nos principais buscadores como Google, Yahoo, Bing, etc.
Como otimizar um site no WordPress?
SEO para WordPress é basicamente como se trabalha com técnicas de SEO dentro da plataforma, pois cada software de desenvolvimento de sites possui seu próprio mecanismo de SEO. No WordPress, por exemplo, existem plugins poderosos que ajudam a construir SEO. Iremos falar sobre isso mais adiante.
Precisamos pensar em vários fatores antes de decidir, por exemplo, a palavra-chave com a qual queremos trabalhar. Temos que descobrir quantas buscas são feitas para essa palavra-chave, com qual semântica trabalhamos dentro do conteúdo escolhido, temos que estar atentos aos requisitos desses buscadores e trabalhar com eles com muito cuidado e sempre com foco na qualidade e relevância do conteúdo.
Por que usar WordPress para otimização de sites?
Existem vários fatores que nos levam a escolher o WordPress para SEO em detrimento de outras plataformas de desenvolvimento, e esses fatores vão desde a facilidade e baixo custo de implementação até o fato de o WordPress atualizar seu núcleo mais rapidamente para cumprir os padrões do Google. que os demais gerenciadores de conteúdo (CMS), além de poder trabalhar SEO na página com temas focados.
O WordPress é uma plataforma de publicação de conteúdo muito sofisticada (no sentido de atual e completa) e, ao mesmo tempo, leve para gerenciar facilmente grandes sites com grande número de páginas. Seu sistema de código aberto é mantido regularmente por uma comunidade muito unida e orgulhosa que não apenas se preocupa com o núcleo do WordPress, mas também desenvolve uma série de plugins para facilitar a vida dos desenvolvedores e usuários do sistema.
Quais são as ideias de otimização SEO para um site em WordPress?
Não importa o tamanho da sua empresa ou qual a área de especialização que você possui. Com um site profissional, você amplia seus horizontes para o grande público da Internet. Não só adiciona credibilidade ao seu negócio, mas também aumenta suas oportunidades de negócios.
Mas apenas ter um site decente com bom conteúdo não é suficiente. Ainda mais em um ambiente tão competitivo como a internet, certo?
É aqui que a otimização de sites de SEO entra em cena.
SEO (Search Engine Optimization) garante que as páginas do seu site forneçam uma boa experiência ao usuário. Não queremos que os visitantes abandonem sua oferta porque seu site não está funcionando corretamente, certo?
Existem certas técnicas de otimização de sites que você pode usar para evitar que esse cenário se torne realidade. E podemos garantir que eles farão uma grande diferença no final. Um site sem complicações coloca você um passo à frente de seus concorrentes.
Então, se você quiser chegar ao topo das páginas de resultados do Google e proporcionar uma boa experiência ao usuário, continue lendo e abra seu caderno para anotar suas dicas!
O que é otimização de sites?
A criação de websites tem muitas vantagens e torna-se cada vez mais necessária à medida que cada vez mais utilizadores em todo o mundo utilizam a Internet. Mas para garantir que seu site tenha visibilidade e um grande número de tráfego, você precisa entender como otimizá-lo.
A otimização de sites é um conjunto de técnicas que visa tornar a experiência do usuário ao navegar em seu site, melhorando sua eficiência e usabilidade.
Este conjunto de técnicas pode ser utilizado de diferentes formas dependendo unicamente da finalidade da sua página.
Por exemplo, se seu objetivo é que a pessoa realize uma ação específica, como preencher o formulário de conversão ou fazer uma compra, otimize seu site para que a experiência dos usuários torne esse processo mais natural e eles não tenham nenhum contratempo pelo caminho .
Se você quiser que o usuário navegue no seu blog e passe alguns minutos (ou até horas) nele, use elementos para aprimorar essa experiência e assim por diante.
É um processo que requer testar e saber com o que o público-alvo se sente mais confortável, mas com o tempo você sentirá a diferença no tempo de navegação, nas conversões e até no engajamento do usuário.
O que é SEO otimizado?
Search engine optimization (SEO) ou otimização para motores de busca como é chamado em nosso idioma é um conjunto de estratégias de otimização de sites que visa melhorar o ranking de um determinado site nos motores de busca. , como Google, Bing e YouTube.
Algumas estratégias de SEO que podemos citar incluem: uso de palavras-chave, marketing de conteúdo direcionado a persona, bom uso de meta títulos e meta descrições, links internos e externos.
Um site otimizado que utiliza bem as estratégias de SEO tem mais chances de alcançar melhores posições nas chamadas SERPs (Search Engine Results Page), ou seja, nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.
Ao classificar um site, o Google, o maior buscador do mundo, prefere sites que ofereçam boas experiências aos seus usuários. Algo que possibilita o SEO bem aplicado, pois é voltado para aprimorar essas experiências.
Importância da Otimização de SEO para WordPress
Longe vão os dias em que os sites eram vistos apenas como um meio de entrar em contato com empresas. Hoje, quando falamos em proporcionar aos clientes uma boa experiência de marca, estamos nos referindo também à mídia da empresa – que inclui o site.
Podemos fazer um exercício mental: tente se lembrar dos 5 sites que você visita com mais frequência e pense nos pontos que fazem você querer continuar voltando ou que gosta dos sites .
Eles provavelmente cuidam da otimização do site e devem fazer um bom trabalho tanto dentro quanto fora da página, que são elementos que serão bem abordados um pouco mais adiante.
A importância da Otimização de Sites está justamente nessa sensação causada pelos usuários de que seu site deve ser visitado novamente – é um lugar que vale a pena passar o tempo dos usuários na Internet.
Oferecer um site otimizado é garantia de uma boa presença na internet. Além disso, a otimização do site será refletida em outras áreas do seu negócio.
Quando? Digamos que você tenha um site WordPress e está bem otimizado. O SEO garante que ele apareça entre os primeiros resultados em algumas buscas. Não é preciso muito cálculo para entender que, à medida que seu site obtém mais visualizações, o número de contatos aumenta e, consequentemente, as vendas também aumentam.
Por isso, investir na otimização dos sites da sua empresa é algo que vai longe. Além de mais um meio de contato, investe na apresentação da sua marca, no relacionamento com seu público e na experiência que ele terá com sua empresa.
Assim como seu produto ou serviço irá ressoar com seu público, o mesmo acontecerá com seu site.
WordPress e a Otimização de sites SEO
WordPress WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo e o mais popular do mundo, inclusive usado por grandes empresas como PlayStation, Skype, IBM, Vogue, TED e muitas outras. .
Uma das razões pelas quais preferimos criar sites em WordPress é que é uma ferramenta online gratuita, de código aberto e muito fácil de usar.
E se falarmos de otimização de sites (WordPress), usar essa plataforma é ainda mais benéfico, pois possui vários recursos dedicados ao SEO, além da integração com plugins que facilitam ainda mais a otimização.
Um dos plugins que mais podem contribuir para o SEO do seu site WordPress é o Yoast. Uma vez instalada, esta ferramenta avalia seu conteúdo e destaca os pontos que devem ser melhorados, considerando critérios de busca.
Embora o Yoast e o WordPress sejam uma excelente combinação para otimização de qualidade, eles obviamente não são ferramentas perfeitas. Mas se você aprender a usá-los em todo o seu potencial, aumentará suas chances de sucesso. Portanto, dedique-se a entender como eles funcionam.
Principais Web Vitais (Core Vitals) em SEO
Como você já sabe, o Google prioriza a experiência de seus usuários mais do que qualquer outra coisa. Portanto, qualquer página que queira ter uma chance de classificação nas páginas de resultados deve sempre ter em mente as regras dos mecanismos de busca.
A partir de maio de 2020, o Google anunciou que suas novas métricas para avaliar a experiência do usuário em sites agrupados no Core Web Vitals seriam implementadas em seu algoritmo.
Com as novas métricas, o Google espera que os sites possam se alinhar a elas e melhorar a experiência de navegação que oferecem aos visitantes.
As principais métricas do Web Vitals incluem:
Maior Pintura de Conteúdo (LCP): mede a velocidade de carregamento dos elementos visuais de suas páginas. Um tempo de carregamento considerado bom pelo Google não deve exceder 2,5 segundos.
First Imput Delay (FID): Mede a velocidade com que os elementos de interação das páginas são ativados para serem clicados pelos usuários. Para serem considerados bons, esses itens devem ser carregados em 100 milissegundos.
Deslocamento de layout cumulativo (CLS): avalia o grau de estabilidade do layout da página e as alterações em seu layout enquanto o restante do conteúdo está sendo carregado. As pontuações consideradas boas para CLS devem estar dentro de 0,1.
Essas novas métricas complementam os outros fatores de ranqueamento que o Google já considerou ao posicionar sites nas SERPs, como: B. Suporte para dispositivos móveis, uso de códigos únicos, navegação fácil e segura, entre outros.
Ignorar qualquer uma dessas métricas pode prejudicar o posicionamento do seu site e, consequentemente, o seu tráfego orgânico. Para evitar isso, alinhe suas estratégias de SEO com as métricas do Core Web Vitals e faça as melhorias necessárias.
SEO e Google
De acordo com vários especialistas em SEO, para que uma página seja bem posicionada nos buscadores, ela deve ser relevante para o tema pesquisado.
Existem vários fatores que o Google considera para dizer se sua página merece estar lá ou não.
Para classificar os sites de acordo com essa relevância, o Google utiliza diversos algoritmos, cada um com seu próprio peso para retornar o resultado final daquela página. O Google nunca revelou quantos algoritmos e filtros usa para classificar a página, mas Matt Cutts, chefe da equipe de spam na web do Google, revelou que o número é superior a 100.
No video a seguir damos detalhes fundamentais para você entender. Aproveite!
Como fazer a Otimização de site WordPress SEO?
Podemos categorizar os ajustes que você pode fazer em seu site em 3 grupos para tornar a experiência perfeita para seus usuários. Você pode aprender um pouco mais sobre esses grupos?
Elementos On-Page
Esses elementos fazem parte da estrutura do site, desde os códigos até as imagens utilizadas.
Como dito, um site que demora muito para carregar pode ser considerado bugado, assim como sites que não carregam os elementos corretamente ou que travam facilmente.
Esses elementos devem funcionar tanto para as versões desktop quanto para os usuários que acessam por meio de dispositivos móveis – isso é o que chamamos de responsividade. A experiência que os visitantes têm no site deve ser a mesma independentemente da forma de acesso.
Um site bem programado, com imagens otimizadas que não pesam, com links corretos e sem elementos desnecessários que dificultem a navegação, será bem-visto aos olhos dos buscadores.
Elementos OFF-Page
Como você deve ter adivinhado, os elementos fora da página são aqueles que afetam seu site sem necessariamente fazer parte dele.
O maior exemplo de uma estratégia de otimização de site fora da página é a troca de links. Quando seu site é citado por outros, os mecanismos de busca o identificam como relevante e ganham autoridade. Isso também se aplica às mídias sociais e outros canais.
Conteúdo do seu site
Por fim, podemos definir o conteúdo como um dos três fatores que determinam se seu site está bem otimizado ou não.
Como o conteúdo pode afetar a experiência do usuário?
Primeiro você deve se perguntar: O que meu público quer saber?. Quando você conhece as perguntas do seu público, é mais fácil saber o que você precisa entregar a eles. E você fará essa entrega através do conteúdo do seu site.
Se o seu site responder bem à intenção de pesquisa dos usuários, esse recurso será percebido pelos mecanismos de pesquisa. Um site bem otimizado combina uma boa programação com textos e imagens que levam o leitor ao que ele quer saber de forma rápida e clara.
Não adianta ter um site com um design impecável se quando o usuário não consegue encontrar o que procura. Tenha isso em mente ao trabalhar na otimização de sites. Um bom conteúdo é essencial para uma experiência positiva do usuário.
Dicas para fazer a Otimização de site WordPress SEO
Quer saber como melhorar o desempenho do seu site? Reunimos várias dicas de Otimização de site WordPress SEO que você pode começar a usar imediatamente!
É um trabalho contínuo, mas quanto mais você trabalhar com os materiais que já tem, melhor.
1) Pesquisa de palavras-chave
Se você precisa saber o que seu público quer criar conteúdo, como você encontra essa informação? Através da pesquisa de palavras-chave.
Hoje existem várias ferramentas online para pesquisar palavras-chave, termos e questões relacionadas. Com sua função de autocompletar na área de busca, o Google também pode ser uma excelente fonte para os termos mais buscados.
Com esse material em mãos, você pode criar conteúdos alinhados com o que seu público está buscando e aumentar suas chances de direcioná-los ao seu site.
Usar palavras-chave em seu texto é eficaz, mas não deve ser exagerado. O Google é inteligente o suficiente para identificar conteúdo que repete palavras-chave com muita frequência. Use-os de forma saudável e você será bem-sucedido.
2) Título SEO: Meta título e a meta descrição.
Ao criar conteúdo SEO, você deve prestar atenção especial a dois elementos que são cruciais para o sucesso nos mecanismos de busca: o meta título e a meta descrição.
Esses dois elementos são essenciais para que os mecanismos de busca identifiquem o tema do conteúdo que você está desenvolvendo e consigam destacá-lo para o público.
Tente escrever seus meta títulos e meta descrições de forma clara e, de preferência, inclua suas palavras-chave. Isso torna mais fácil para os usuários encontrarem seu site nas páginas de resultados.
Mas preste atenção ao número de caracteres.
Recomenda-se que o título não exceda 60 caracteres. Na meta descrição, mantenha o texto dentro de um limite de 160 caracteres.
3) Textos alternativos das imagens utilizadas
O que muitos esquecem é que os buscadores também consideram as imagens na hora de ler o conteúdo. Afinal, as imagens também fazem parte do conteúdo.
Com isso em mente, é importante que você inclua palavras-chave nas descrições de tags alt de suas imagens para que os mecanismos de busca possam identificar o que elas representam – algo que também ajuda os usuários com deficiência visual que utilizam leitores de páginas.
4) Links Internos e Externos
Trabalhar com links, também conhecido como link building, faz parte de uma boa estratégia de otimização de sites. Trata-se de construir uma rede de links internos e externos que contribuam para o tráfego e credibilidade do seu site.
Os links internos facilitam a navegação dos usuários entre tópicos semelhantes em seu site e também indicam aos mecanismos de pesquisa que os tópicos estão relacionados.
Isso não apenas ajuda os usuários, mas também o próprio mecanismo de pesquisa, que pode identificar suas páginas mais relevantes.
Importante: Lembre-se de criar os links com as palavras-chave corretas e tente não sobrecarregar sua página com muitas delas.
Links externos, como mencionado acima, são outros Sites Link para conteúdo em seu site.
A troca de links entre dois sites é extremamente benéfica para o crescimento de ambos, pois os buscadores entenderão que seu site será recomendado por outro por conter conteúdo relevante para os usuários. Algo que ajuda na classificação.
5) Melhore o conteúdo existente
Seu site foi criado sem um bom plano, mas você já tem uma coleção de conteúdo decente? Não se preocupe, você não precisa tirá-los.
Estruture todas as páginas antigas do seu site com as dicas que demos aqui e trabalhe no SEO delas, atualizando e acrescentando ao que já tem.
É extremamente importante manter atualizado o conteúdo que já está presente em seu site para se manter relevante nos mecanismos de busca.
6) Sites responsivos
Falamos acima sobre a necessidade de a experiência do usuário ser a mesma nas versões mobile e desktop, e queremos reiterar esse ponto.
A otimização do site deve garantir que a grande maioria dos usuários que acessam o conteúdo por meio de telefones celulares e tablets não enfrente qualquer dificuldade em acessar seu conteúdo.
O design e os textos devem ser claros, sempre considerando a velocidade de carregamento. Os usuários que pesquisam em seus telefones celulares não perderão tempo esperando o carregamento do seu conteúdo e desistirão do acesso ao seu site.
7) Auditoria de SEO no seu site
Por mais experiência que você tenha com a otimização de sites de SEO, algo pode passar despercebido. E considerando quantos pontos de SEO você deve considerar ao otimizar seu site, é bastante esperado.
Para te ajudar nessa missão, existe a Auditoria SEO. Essa ação permite identificar quaisquer pontos que precisem de atenção em seu site que possam estar afetando seu desempenho.
Para checar seu site, ferramentas como QuickSprout ou Ubersuggest podem ser ótimas opções para agilizar o processo, dando mais tempo para você trabalhar na solução dos problemas encontrados.
8) Invista em Landing Pages
O termo investir nesta dica é apenas uma frase já que a eficácia das landing pages já foi comprovada.
As campanhas de página de conversão ajudam você a obter mais tráfego e a promover o conteúdo que você criou (por exemplo, usando um e-book).
Os materiais oferecidos na conversão podem conter links para a página do seu blog. Como redirecionar o usuário para sua página principal.
9) Ferramentas de SEO
Existem muitas ferramentas para facilitar nossa vida.
Sendo assim, por que não começar a usar as ferramentas de SEO em seu site hoje mesmo?
Existem várias ferramentas que oferecem recursos de auditoria de SEO e pesquisa de palavras-chave.
Fazendo bom uso dessas ferramentas e aplicando as dicas que demos neste post, seu site estará otimizado e pronto para ser um dos primeiros resultados nas buscas do Google!
10) Instale um Plugin de SEO WordPress
O Yoast SEO é um dos plugins mais populares por aí. Com mais de 2 milhões de downloads, não é surpresa que este plugin seja utilizado por milhões de pessoas diariamente. Mas sabia que existem muitos outros plugins que o podem ajudar a melhorar o desempenho SEO do seu site? Há mesmo alguns plugins que lhe permitem instalar esses plugins diretamente no seu painel do WordPress. Aqui na DC Comunic usamos e gostamos muito do Yoast SEO e também recomendamos que leia nosso artigo 7 dicas de como otimizar textos usando o Yoast
11) Crie um Conteúdo de Alta Qualidade
A criação de conteúdos de qualidade é uma das melhores formas de se obter uma classificação elevada nos motores de busca. Isto inclui optimizar o seu site para dispositivos móveis, criar conteúdo único, e assegurar que está a fornecer valor aos leitores.
O marketing de conteúdo não é apenas escrever posts em blogues e publicar vídeos; é ajudar as pessoas a resolver problemas, educar os outros e entretê-los. Se quiser ter uma posição elevada na pesquisa, certifique-se de que o seu conteúdo é relevante, útil, e envolvente.
12) Crie Conteúdos Longos
O tamanho do seu artigo é importante para SEO.
Um artigo longo não é necessariamente melhor do que um curto.
Contudo, um conteúdo curto pode prejudicar as suas classificações, porque o Google não gosta de ver demasiadas palavras numa única página.
Nunca em hipótese algum crie um conteúdo com menos de 300 palavras.
Tente se aprofundar o máximo possível em seus conteúdos. Entregue o máximo e detalhes sobre o assunto para seu público alvo.
Por que? porque conteudos mais profundos tendem a ter uma possibilidade muito maior de se classificar no Google.
Veja por você mesmo!
Quando digitar algo no Google, veja se as primeiras posições tem conteúdos rasos.
Conclusão sobre Otimização de site WordPress SEO
Chegamos a conclusão que a melhor plataforma para criação de sites é o wordpress.
Um terço dos maiores sites do mundo são feitos em wordpress.
O wordpress esta em constante atualização por isso sempre esta em sintonia com o Google.
Quando o Google lança alguma atualização, milhares de engenheiros de todo o mundo estarão buscando essas informações e sincronizando com o WordPress. Que beleza não é verdade?
E você pode estar se perguntado por que?
Porque na sua maioria esses engenheiros vendem alguma solução de plugin em wordpress e tem interesse que o mesmo esteja sempre na frente dos concorrentes, entende?
Como consequência a Otimização de site WordPress SEO e sem dúvida a melhor!
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você.
Se você precisar de uma consultoria de SEO profissional, você pode contar conosco!
Somos uma agência especializada em SEO que pode sem duvida alguma levar seu negocio para o proximo nivel.
Alavancar e disparar as vendas de seu negócio é nossa principal missão!
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