Planejamento de Marketing de Conteúdo

Tempo de leitura: 12 minutos

Planejamento de Marketing de Conteúdo: Aprenda todos os detalhes passo a passo para fazer uma excelente estratégia de marketing de conteúdo.

estratégia de inbound marketing

Planejamento de Marketing de Conteúdo: Veja como essa estratégia pode alavancar suas vendas.

Ter um planejamento de marketing de conteúdo pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Isso acontece, pois a forma de vender produtos e serviços pela internet é totalmente diferente do método convencional.

As propagandas convencionais são diretas, pois, mostram os produtos e serviços e seus respectivos valores.

A internet chegou para revolucionar tanto a forma de consumir e também de vender.

Foi exatamente nessa mudança, que o marketing de conteúdo surgiu para oferecer mais que produtos.

Ele é muito mais que vender produtos, consiste em criar estratégias para oferecer informações personalizadas aos seus clientes.

Para isso, é preciso elaborar um planejamento de marketing de conteúdo de acordo com o público que deseja alcançar.

Muitas ações estão envolvidas nessa etapa.

Quer aprender quais são elas e como fazer para conseguir resultados surpreendentes para o seu negócio digital?

Então continue lendo o texto abaixo com bastante atenção.

ferramentas de marketing de conteúdo

Planejamento de marketing de conteúdo: conheça suas vantagens

Antes de aprender a fazer o seu planejamento de marketing de conteúdo é importante entender como ele funciona.

Ao investir nesse tipo de estratégia você conseguirá trazer muito mais tráfego espontâneo para o seu negócio.

O que isso significa na prática? Ao conseguir esse feito, você não terá que investir tão alto em publicidade paga.

Muitas outras vantagens podem ser obtidas, se houver um bom investimento de tempo para planejamento das ações.

Veja abaixo algumas delas:

  • Aumento das vendas;
  • Conquistar autoridade para a sua marca;
  • Maior geração de LEADS;
  • Melhora o engajamento do público com a sua marca;
  • Vantagem competitiva;
  • Redução de custos;

Entenda agora um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens:

Aumento das vendas

Um dos grandes diferenciais das empresas que investem em um bom planejamento de marketing de conteúdo é vender mais.

Isso acontece, pois, os consumidores passam a ter mais confiança na marca, exatamente por causa dos conteúdos que ela oferece.

De acordo com informações do site Administradores, as pessoas preferem comprar produtos de marcas que elas confiam.

O marketing de conteúdo é uma excelente forma de conquistar a confiança do seu público.

Sua principal estratégia é oferecer informações relevantes, que de fato façam a diferença na vida do leitor.

Dessa forma, ele vem ganhando cada vez mais espaço, sendo o preferido dos empreendedores digitais.

Ao ganhar a confiança do leitor, é muito mais fácil convencê-lo a efetuar uma compra.

Conquistar autoridade para a sua marca

Uma das grandes vantagens de bom planejamento de marketing de conteúdo é conquistar a autoridade para a sua marca.

Ao escolher um nicho para trabalhar você pode conquistar isso por meio das informações que oferece.

Quanto maior a qualidade delas e quanto mais impactarem a vida do leitor, maiores serão as chances de você ser um especialista.

Dessa forma, sua marca conquista a autoridade e passa a ser referência no momento da tomada de decisão de compra.

Veja aqui que após conquistar a confiança, a segunda vantagem é conquistar a autoridade.

As duas juntas contribuem para o aumento das vendas.

Maior geração de LEADS e maior engajamento com a sua marca

Os LEADS são as pessoas que demonstraram algum tipo de interesse em adquirir algum produto ou serviço.

Ele é também chamado de potencial cliente, pois, de alguma forma ele encontrou seu conteúdo e gostou.

Esse primeiro contato pode ter se originado nos sites de busca, tais como o Google ou por meio das redes sociais.

Por isso, é importante que no seu planejamento de marketing de conteúdo essas mídias sejam exploradas.

É essencial o trabalho de um Especialista em SEO para fazer com que seu site ocupe a primeira página do Google.

É importante lembrar que são 10 posições que ficam em destaque, quanto mais em cima você estiver melhor.

Suas chances de ser encontrado serão muito grandes maiores, o que contribuiu para aumentar os LEADS para o seu negócio.

Além disso, investir em ações nas redes sociais também vai oferecer grandes resultados.

Elas são locais muito frequentados, portanto, quanto mais marcante for a sua presença, maiores serão as chances de aumentar seus LEADS.

No entanto, não basta apenas criar um perfil e não alimentá-lo. Invista em informações relevantes para promover o engajamento.

Quanto mais engajados seus seguidores estiverem, maiores serão as chances de visitarem seu site e se tornarem clientes.

Vantagem competitiva

Dentro de um bom planejamento de marketing de conteúdo é preciso considerar o comportamento da sua concorrência.

Por meio dessa análise, você obterá informações tais como os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes diretos e indiretos.

Os diretos são aqueles que o usuário sai do seu site e vai direto para ele, procurando o mesmo produto.

Enquanto que o indireto é aquele que o usuário escolhe como forma de substituir a compra que faria na sua loja.

Entender como esses concorrentes trabalham o que atrai os usuários até ele, é uma forma de mudar a sua estratégia.

Você pode até mesmo se inspirar nos pontos positivos da concorrência, isso não quer dizer que você vai copiá-los, mas poderá fazer melhor.

Ao criar melhores estratégias, o seu negócio ganhará um diferencial competitivo diante do mercado.

Ou seja, sua marca terá muito mais valor e destaque frente à concorrência.

Redução de custos

Um bom planejamento de marketing de conteúdo resulta em redução de custos com publicidade paga.

No entanto, isso não quer dizer que você não terá gastos com anúncios.

Porém, eles serão menores, uma vez que está investindo para conquistar tráfego orgânico.

Ou seja, conseguindo visitas espontâneas sem investir dinheiro para isso e traçando estratégias para aumentar a conversão de vendas.

Além disso, quanto maior a visibilidade da sua marca de forma orgânica, menos você terá que investir em publicidade paga.

O Planejamento de marketing de conteúdo e o inbound marketing

Não há como fazer um bom planejamento de marketing de conteúdo sem entender a sua ligação com o inboud marketing.

Na verdade, o primeiro faz parte do segundo. Esse por sua vez é uma estratégia para atrair os clientes.

Seu principal objetivo é fazer com o cliente seja atraído até à sua marca sem ser forçado a isso.

Por isso, a grande preocupação é ofertar conteúdos que atendem as necessidades do seu público-alvo.

Para isso, é preciso descobrir quais são essas necessidades, qual é a dor que ele possui que ainda não foi solucionada.

Quando você oferece informações que ajudam a resolver essa dor, a sua marca passa a ser referência para o seu público.

Dessa forma, ele passa a confiar nela e consequentemente ela será lembrada no momento de decisão de compra.

No inbound marketing a estratégia é envolver o público-alvo, uma vez que a internet mudou totalmente o comportamento do consumidor.

As propagandas diretas com o objetivo apenas de vender já não convencem as pessoas a efetuar compras.

É preciso criar um relacionamento com seu potencial cliente, tentar solucionar suas dores e assim conquistá-lo.

O resultado é maior conversão de vendas, além de maior fidelização do cliente, pois sua marca passa será mais valorizada.

Além de todas essas vantagens, as ações de inbound marketing são muito mais duradouras, pois os conteúdos não se perdem.

Atualizando os conteúdos

Eles podem ser atualizados, aumentando ainda mais a credibilidade, por isso, é importante uma boa estratégia de SEO.

Dessa forma seu conteúdo estará sempre bem posicionado e será facilmente encontrado nos mecanismos de busca.

Seu planejamento de marketing de conteúdo junto ao inbound marketing deve ter as seguintes estratégias:

  • Ter um site ou blog com layout atraente e responsivo com conteúdo relevante;
  • Usar as mídias sociais de forma efetiva;
  • Contratar um bom Especialista em SEO;
  • Oferecer conteúdos que eduquem seu público-alvo;

Planejamento de marketing de conteúdo: como fazer o seu em 5 passos

Defina o objetivo do seu planejamento

O primeiro passo para começar qualquer planejamento é saber aonde você quer chegar.

Portanto, tenha isso de forma bem clara.

Os objetivos de um planejamento de marketing de conteúdo podem ser os mais variados, entre eles:

  • Aumentar as vendas, esse é o mais comum;
  • Fidelização dos clientes;
  • Fortalecer a sua marca diante do mercado ou aumentar a visibilidade dela;
  • Melhorar a relação dos clientes;
  • Promover o engajamento do público alvo com a sua marca;

1) Defina seu público-alvo

Quem deseja alcançar todo o mundo, por fim não alcança ninguém. Sendo assim, é de vital importância definir seu público-alvo.

Em seguida é preciso conhecê-lo. Esse passo é muito importante, pois servirão de base para elaboração da sua estratégia.

Algumas informações precisam ser levantadas, veja abaixo quais são elas:

  • Preferências de consumo;
  • Dores ou necessidades que ainda não foram totalmente atendidas;
  • Idade e sexo;
  • Renda média;
  • Lazer;
  • Grau de escolaridade.

2) Descubra o que os seus concorrentes estão fazendo 

A melhor forma de obter vantagem competitiva diante dos seus concorrentes é saber o que eles estão fazendo.

Assim, você terá noção do que está sendo bom e ruim. A partir daí poderá elaborar estratégias mais eficazes.

3) Planeje seus conteúdos

O quarto passo é começar a oferecer conteúdos relevantes que atendam as necessidades do seu público-alvo.

Obedecer a periodicidade e uma agenda de conteúdos é essencial para as pessoas tenham sempre conteúdos novos.

Ou seja, é a oportunidade de apresentar também a solução por meio da compra do seu produto ou serviço.

É a hora de mostrar como seu produto fará a diferença.

4.1- Escolha os tipos de mídias que serão usados

Dentro do seu planejamento de marketing de conteúdo é preciso escolher também qual será o tipo de mídia para alcançar seu público-alvo.

Além de levantar em consideração o comportamento dele na internet, ou seja, quais os tipos de conteúdos que ele prefere.

Você pode escolher uma ou mais mídias abaixo:

  • Artigos;
  • Áudios-book;
  • E-books;
  • Guias informativos;
  • Podcast;
  • Vídeos.

4.2- Escolha os canais de comunicação

Após escolher os tipos de mídias, é o momento de se preocupar com a parte de divulgação.

Um bom planejamento de marketing de conteúdo precisa ser específico sobre quais serão os canais de comunicação.

Mais uma vez as informações sobre os hábitos de seu público-alvo são tão importantes.

Eles ajudam a definir quais os meios de comunicações são os preferidos do seu público-alvo.

O que permite explorá-los com maior eficácia, além de conseguir maior segmentação do público.

Pois só terá acesso ao conteúdo de forma completa aquelas pessoas que realmente tem interesse, ou seja, seu potencial cliente.

Veja abaixo a lista com os principais para que você possa escolher o que melhor se adéqua à sua realidade:

  • Blogs ou sites;
  • Email marketing;
  • Redes sociais;

5) Analise os resultados obtidos de forma periódica

Não se esqueça de inserir no seu planejamento de marketing de conteúdo os períodos de avaliação.

Eles são importantes para que você possa perceber se as estratégias adotadas estão de fato trazendo resultados.

Isso permite que você mude a forma de trabalhar quando for necessário para garantir que o objetivo desejado seja alcançado.

O planejamento de marketing de conteúdo é a melhor forma de se destacar conquistando cada vez mais o seu público.

Como resultado você tem o aumento das vendas, maior facilidade para fidelizar o cliente e aumento dos LEADS.

Conclusão

É importante que você saiba que todas as estratégias precisam ser muito bem pensadas, pois, resultados não podem ser perdidos.

Para que você seja encontrado de forma orgânico é preciso aparecer na primeira página dos principais buscadores.

Conseguir isso sozinho pode não ser tão fácil e rápido, pois, é preciso profissionalismo.

Sendo assim, o planejamento de marketing de conteúdo precisa ser feito por profissionais.

Por isso, é importante contratar uma agência que seja especializada em SEO para lhe dar as devidas orientações.

A DC Comunic  é uma Agência de SEO experiente na prestação de serviços de qualidade com garantia em contrato.

Ou seja, se o site ou blog não for para a primeira página do Google, principal e maior buscador da internet, você terá seu dinheiro de volta.

Não perca seu tempo com contratando serviços sem garantia. Entre em contato hoje com DC Comunic e vá para o topo do Google.

Dessa forma, você vai vender muito mais.

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