Otimização de sites: dicas para um site mais rápido

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A otimização de sites é uma estratégia composta por diversas ações e técnicas que vão desde produzir conteúdo otimizado até tornar um site mais rápido. Além de ser importante para os motores de pesquisa, a velocidade do site causa a primeira impressão sobre o seu negócio.

Para ter um site mais rápido é necessário ter atenção a alguns detalhes, como a escolha da hospedagem de site, por exemplo. Você encontrará diversas opções disponíveis no mercado que oferecem um serviço de qualidade e que ajudará a tornar seu site mais rápido, como a BQHost, por exemplo.

No entanto, a escolha de uma boa hospedagem de site é apenas um dos fatores que ajudam a melhorar a velocidade de carregamento de um site. Também é essencial entender que o seu site não terá uma segunda chance no que diz respeito à experiência do usuário, já que um carregamento lento de páginas é uma das coisas mais frustrantes para os usuários.

Os sites de alto desempenho resultam em visitas de alto retorno, baixas taxas de rejeição, conversões mais altas, engajamento, classificações mais altas nas pesquisas orgânicas e melhor experiência do usuário.

Portanto, se você quer saber quais são as principais dicas para ter um site mais rápido, continue a leitura e confira a lista que criamos!

O que fazer para deixar um site mais rápido 

Sites lentos custam dinheiro e reputação prejudicada. Ao reduzir o tempo de carregamento das páginas, você impactará positivamente os processos de marketing e vendas. 

Você terá maior tráfego e irá atrair para o seu funil de vendas leads mais qualificados que podem ser convertidos em clientes. Aqui estão nossas dicas para melhorar o desempenho do seu site e o tempo de carregamento das páginas. 

Escolha uma ótima hospedagem de sites

Como citamos no início do artigo utilizar uma hospedagem de sites de qualidade é fundamental para que o seu site tenha um melhor carregamento de páginas. 

Cada empresa de hospedagem web possui seus recursos, portanto, é importante fazer uma boa pesquisa e até mesmo solicitar testes antes de tomar a sua decisão de escolha. 

Também pesquise por avaliações e comentários na internet. Não economize no seu host e sempre priorize a opção que realmente atenda suas necessidades e que tenha um serviço de qualidade para que o se site ofereça a melhor experiência possível para o usuário. 

Utilize o cache do site

Caso haja muitos usuários acessando uma página ao mesmo tempo, os servidores trabalham lentamente e precisam de mais tempo para carregar a página para cada usuário. 

Como o próprio nome já diz, o armazenamento em cache é o processo de armazenar a versão atual do seu site na hospedagem e apresentá-la até que seja atualizada. 

Isso significa que a página do site não é renderizada repetidamente para cada usuário. Isso porque a página em cache não precisa enviar solicitações de banco de dados a cada vez que é acessada. 

As abordagens para o cache do site dependem da plataforma em que ele foi desenvolvido. Para a plataforma WordPress, por exemplo, você pode utilizar os plugins W3 Total Cache ou W3 Super Cache. 

No caso de servidor dedicado, você pode configurar o cache nas configurações gerais. Já para servidor compartilhado, o cache do site geralmente não está disponível. 

Reduza a quantidade de plugins

Plugins são componentes comuns de cada site. Eles adicionam recursos específicos sugeridos por terceiros. Infelizmente, quanto mais plugins estiverem instalados, mais recursos serão necessários para executá-los. 

Como consequência, o site funciona mais devagar e também podem aparecer problemas de segurança. Portanto, é importante verificar todos os plugins que você instalou e excluir os que são desnecessários. 

Vale dizer que a velocidade do site não depende apenas do número de plugins instalados, mas também de sua qualidade. Tente evitar plugins que carregam muitos scripts e estilos ou geram muitas consultas ao banco de dados. 

Otimize o tamanho das imagens no seu site 

Todo mundo adora imagens atraentes. No caso de lojas virtuais, as imagens são a parte vital. Muitas fotos nas páginas dos produtos melhoram o engajamento e a conversão de vendas. 

O lado negativo do uso de imagens é que elas geralmente são arquivos grandes que tornam o site mais lento. Porém, esse problema pode ser minimizado ao diminuir o seu tamanho. 

A melhor maneira de fazer isso sem comprometer a qualidade das imagens é as compactando ao utilizar ferramentas como a TinyPNG, ImageOptim ou Kraken. 

Conclusão sobre otimização de sites e carregamento de site mais rápido

As dicas que citamos acima são apenas algumas que podem te ajudar a tornar o se site mais rápido. Porém, existem outras técnicas direcionadas a melhoria de carregamento de páginas de sites. 

O importante é que você tenha sempre em mente que o seu site precisa oferecer uma boa experiência para os seus usuários. Quanto mais tempo um visitante permanece em suas páginas, mais os motores de busca, como o Google, entendem que o seu site possui uma boa qualidade e está entregando o que os seus visitantes precisam. 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que comece agora mesmo a aplicá-las para que os usuários do seu site tenham uma excelente experiência e você consiga ótimos resultados!

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